Curso de Fonoaudiologia realiza semana acadêmica
Começa amanhã a Terceira Semana Acadêmica de Fonoaudiologia. O evento estende-se até quinta-feira, na unidade Saguaçu da Faculdade Ielusc, e conta com o apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia – Crefono 3ª região, devido à importância da prevenção e combate à surdez, que tem o dia 10 de novembro como marco. O valor da inscrição é um quilo de alimento não perecível.
Na primeira noite, a consultora de carreira e Coach Ana Carolina Cunha palestra sobre “A inserção no mercado de trabalho: importância do Currículo, entrevista e LinkedIn”, a partir das 19 horas, na sala 8. No mesmo horário, ocorrem as oficinas práticas sobre “Atualidades e tecnologias em implante coclear”, demonstração de aparelhos auditivos e “Práticas diversificadas aplicadas ao desenvolvimento de leitura e escrita”. Acadêmicos apresentam trabalhos a partir das 20h45.
A importância da atuação interdisciplinar para o tratamento dos idosos é a ênfase da segunda noite, no auditório. A Doutora Rosilda Veríssimo Silva profere palestra sobre “Políticas públicas e atenção da enfermagem na saúde do idoso” às 19 horas. Em seguida, Ana Paula de Mello, nutricionista do Hospital São José, aborda a “Atuação multiprofissional no tratamento e reabilitação da disfagia”. A programação ainda conta com palestras do Doutor Antônio Vinícius Soares e da Mestra Roxele Ribeiro Lima.
A Fonoaudiologia é a profissão que atua diretamente com a comunicação humana. “Sabemos que as alterações auditivas em todas as idades podem comprometer essa habilidade comunicativa e de interação social”, afirma a coordenadora do curso, Ana Paula Duca, Mestra em Biociências aplicada à Clínica Médica. “Por isso enfatizamos a atuação do fonoaudiólogo em todas as fases da vida, desde o nascimento aos idosos”, observa. O trabalho dos profissionais de fonoaudiologia ocorre tanto na promoção à saúde e prevenção, quanto na reabilitação e aperfeiçoamento fonoaudiológico.