Monografia estuda uso do Whatsapp na comunicação organizacional
Por Letícia Demori
A acadêmica de Jornalismo Larissa Hort apresentou, na terça-feira (11), seu trabalho de conclusão de curso: “Comunicação organizacional e Whatsapp: sondagem exploratória do uso de aplicativo por funcionários”. A pesquisa foi orientada pela professora Lívia Vieira e o objetivo foi verificar como acontece o uso deste meio pelas empresas. A avaliação ficou por conta da banca formada pelas professoras Wania Bittencourt e Gyslaine Aguiar.
O interesse pelo tema surgiu da curiosidade da estudante em entender como acontece a relação do cliente e fornecedor pelo aplicativo, se há algum ruído e se ele auxilia no trabalho das equipes de comunicação. Para fazer a análise, Larissa utilizou metodologia quantitativa e qualitativa. Primeiro fez uma coleta de dados por meio de 19 perguntas e, na sequência, houve aprofundamento com análise das respostas objetivas e abertas.
A professora Gyslaine, que tem trajetória profissional corporativa, destacou a relevância da pesquisa, pois há poucos estudos na área. Ela sugeriu que a acadêmica dê continuidade ao assunto, aprofundando-se nos conceitos da Comunicação Organizacional e buscando ouvir o outro lado, neste caso, as empresas.
Wania também parabenizou a escolha do tema pouco explorado, principalmente pelos estudantes do curso de Jornalismo, e ressaltou que a pesquisa fez com que ela refletisse sobre o uso do Whatsapp em três ambientes: nas grandes empresas, microempresas e também na utilização do meio pelo jornalista em seu trabalho. Larissa foi aprovada pela banca com nota 8,5.