Acadêmica analisa sentidos do amor em textos jornalísticos
O Amor foi o tema que incentivou a acadêmica do curso de jornalismo Juliana Nogueira Gonçalves a concluir seu TCC. Ela invetsigou “Os sentidos do amor no jornalismo de A Notícia”. Para iniciar a pesquisa, a Juliana analisou reportagens disponíveis online no site do jornal, que tinham relação com as palavras amor, romance, sexo, poliamor, entre outras.
Juliana ingressou na faculdade em 2009, mas precisou interromper os estudos por algum tempo. A professora Luiza Martin orientou o trabalho. “As palavras que que usamos no dia a dia chegam até nós carregadas de sentidos. Elas significam em nós e para nós”, afirmou Juliana. Para ela, o texto é sempre algo subjetivo e, compreendê-lo demanda levar em consideração a memória e as condições do autor para entender o seu significado e, assim entender os sentidos do amor em uma matéria jornalística.
As professoras Marília Crispi de Moraes e Márcia Amaral avaliaram o trabalho. Márcia trouxe elementos da psicanálise para discutir a presença do amor nos textos e destacou a necessidade de diferenciar amor de afetos. Marília evidenciou o quanto o discurso jornalístico, assim como a música, literatura, novelas e outros meios atuam fortemente na construção de um discurso amoroso. Também sugeriu outras referência bibliográficas para leitura sobre o assunto,
Na avaliação da banca, a análise dos textos poderia ter sido mais aprofundada, entretanto considerou o tema relevante devido ao conservadorismo existente quando se trata de discutir o amor. Juliana foi aprovada com 7,5.