Faculdade Ielusc abre espaço para a divulgação de atividades de extensão em Seminário inédito
Entre os dias 27 e 29 de setembro acontece o I Seminário de Extensão da Faculdade Ielusc, nos Campus Centro e Saguaçu. O evento tem como objetivo abrir um espaço de diálogo e de troca de saberes entre os acadêmicos e as comunidades locais, alcançadas pelas ações, projetos e programas de extensão da instituição.
Os projetos e programas de extensão da Faculdade Ielusc existem há muito tempo. A Revi Digital, por exemplo, que é um programa de extensão do curso de Jornalismo, existe há 24 anos. Porém, essa é a primeira oportunidade que esse projeto e muitos outros terão de se mostrarem para o restante da comunidade acadêmica da Faculdade Ielusc. Ao todo são nove programas institucionais em atividade, mais especificamente: Revi Digital, Primeira Hora AudioLab, Observatório Psicologia na Escola, IELUSC na Comunidade, Clínica-Escola de Psicologia, Clínica-Escola de Nutrição, Clínica-Escola de Fonoaudiologia, Central de Assessoria e Desenvolvimento Empresarial (CADE) e Agência Experimental de Publicidade (AEP).
A realização do evento é feita pela Coordenação de Ação Comunitária e Responsabilidade Social e Ambiental, a coordenadora é a doutora em antropologia Maria Elisa Máximo. Ela está neste cargo desde 2019, que é o ano em que foi reestruturado o organograma institucional da Faculdade Ielusc. Maria Elisa afirma que a reestruturação foi feita visando organizar melhor a extensão da universidade.
Nós já tínhamos projetos de extensão, mas eles não estavam organizados e centralizados em uma coordenação. Cada projeto tinha seus interesses e ações, mas isso não se conectava com os outros cursos, era muito isolado. Como a instituição ainda não tinha uma política de extensão consolidada, muitas vezes esses projetos nem eram vistos com seus potenciais de extensão. Então, pensando nisso, desde 2017 já vinha se pensando nesse trabalho de realmente dar a esses projetos esse rótulo de extensão.
comenta Maria Elisa.
Além de fornecer um espaço para integração acadêmica, os projetos também têm como finalidade prestar um serviço à comunidade. A coordenadora Maria Elisa inclusive diz que esse é o coração da extensão. “A instituição de ensino pega todo o conhecimento produzido pelos projetos e partilha no âmbito do ensino, e coloca para fora dos seus próprios mundos. Por isso, nós falamos que é uma ação de responsabilidade social, pois a instituição de ensino não pode se constituir como uma bolha. Portanto, é uma questão de responsabilidade, compromisso e de desempenho de um papel social”, completa Maria Elisa.
Durante a programação do evento, também serão exibidos no seminário projetos de curricularização da extensão e uma “Feira de Pequenos Negócios”. Na última noite, dia 29 de setembro, será exibido o webdocumentário Vivemos Aqui, produzido por Kevin Eduardo e Pedro Novais. A exibição será seguida de um debate com os líderes da comunidade indígena Deni, grupo retratado pelos estudantes no webdocumentário.
Por fim, ainda podem participar como ouvintes estudantes e docentes da Faculdade Ielusc e participantes externos. O prazo para inscrições como ouvinte termina hoje (26). A participação no evento será validada como Atividades Complementares de Graduação (ACGs).