Festival de grafite traz arte e criatividade para condomínio
No último final de semana, aconteceu no Bairro Santo Antônio o primeiro Festival de Grafite Margem. O evento foi promovido em parceria com o Condomínio Daniela Luciana e contou com a participação de 30 artistas de diversas cidades. Foram pintados cerca de 200 m2 do muro externo do condomínio, cada parte tendo um tema específico.
O festival foi idealizado quando Paulo Agostini e um amigo morador do condomínio tiveram a ideia de trazer algum projeto de arte para o local. Paulo, grafiteiro há 20 anos, não só aceitou o convite, como também trouxe outros conhecidos de “jornada” para participarem. Os dois apresentaram a ideia para os moradores, que aceitaram na hora. “Eles queriam trazer arte para o prédio”, disse Paulo.
Diversos artistas vieram de outras cidades e estados, como Blumenau, Curitiba e São Paulo, porém, houve maior prevalência de artistas joinvilenses. Os temas abordados nas telas foram água para uma face do muro e natureza para a outra face. As pinturas, em sua maioria, foram feitas a partir de spray, porém o uso de tintas convencionais também era comum.
Gabriel Mouco, um dos artistas presentes, fez de seu espaço e da sua arte uma forma de protesto aos agrotóxicos e às máquinas que tiram os empregos de lavradores. “Eu vejo a arte como um funil ao contrário, ela transforma uma ideia em múltiplas visões espalhando pelo mundo.”, observa o artista. Gabriel também comenta estar feliz com a iniciativa do condomínio e deseja participar das próximas edições do evento.
Paulo diz que pretende fazer esse o primeiro de muitos outros festivais. “Fizemos algumas parcerias para a cobertura e estamos buscando investimentos para os próximos anos.”, afirma.