Artista quântica traz poder do universo em seus quadros
Elizabethe Biscarra é uma artista plástica gaúcha. Suas obras estão diretamente ligadas a formas quânticas, as quais a artista busca inspiração e conhecimento. Segundo uma rápida definição de seu curador, Walter de Queiroz Guerreiro, “um trabalho de caráter abstrato e emocional”.
Formada em ciências mentais, parapsicologia e história, a pintora alega ter desde sempre uma conexão com o mundo quântico, suas ondas e sua energia. Elizabethe começou sua caminhada como pintora como um processo de terapia pessoal, mas, com o passar do tempo, foi ganhando paixão pelo ofício e aperfeiçoando sua técnica. A artista alega que a arte é seu sustento há seis anos.
Biscarra comenta que seu processo de criação baseia-se muito em seus sentimentos sobre o mundo e as energias vindas dele. “Eu deixo a minha mente em branco e deixo fluir, permito que ela me leve para onde quiser”. E conta que desde muito jovem sempre gostou de estudar assuntos como átomos, lei da atração e cosmos. “Quando eu pinto, parece que eu consigo me imergir em todo esse universo. E quando eu termino uma obra, eu não consigo acreditar que fui eu mesma que pintei.”
Walter diz que seria difícil definir em poucas palavras a arte de Biscarra, “O mundo da arte é muito complicado”. Porém, em uma tentativa, ele avalia que na arte de Elizabethe estariam presentes elementos de abstração geométrica e expressionismo. Ademais, o curador frisa a importância da interpretação do espectador, admitindo não gostar de categorizar obras. Guerreiro também ressalta a similaridade das obras de Biscarra com as de outra artista, a suíça Emma Kunz, que também tinha como proposta a visualização da arte vinda do universo.
O curador também destaca a forte carga emocional que a artista traz para seus quadros. Segundo Walter, a forma como a artista usa a pintura pode ser descrita como algo impulsivo, e diz também que pode haver algo maior nisso tudo, como, por exemplo, efeitos psicológicos que ele não entende.
Elizabethe fará sua primeira exposição individual no dia 3 de novembro, na Moldurare Galeria, localizada na Rua Marajó 455, no Atiradores. Intitulada “Ondas do universo”, a exposição contou com a curadoria do próprio Walter. Segundo a pintora, seu maior desejo com a exposição é “transmutar o negativo em algo positivo”, e complementa afirmando que quem recebe a arte quântica, recebe junto energias do universo. Ao todo, 16 quadros de autoria de Biscarra estarão expostos até o dia 2 de dezembro.