Lançamento do livro Fragmentos Negros é marco histórico para Joinville
Foi lançado nesse último sábado (19), o livro Fragmentos Negros. Produzido em parceria com o Movimento Negro Maria Laura e escrito por diversos autores, a obra carrega em suas páginas a história pouco contada do povo negro na cidade de Joinville. O evento aconteceu no Kenia Clube Joinville e contou com a presença de alguns dos escritores envolvidos no projeto, além de atrações como DJs e artistas convidados.
Segundo Felipe Cardoso, um dos responsáveis pelo projeto, a ideia original era produzir um documentário audiovisual sobre o tema. Porém, o incentivo à escrita de uma das professoras da Escola Afro-Popular Leonor de Barros acabou inclinando os responsáveis a escrever o livro. Com isso, a equipe começou a convidar diversos intelectuais da área, além de poetas para auxiliarem no que hoje conhecemos como Fragmentos Negros.
O projeto está em desenvolvimento desde o início de 2021 e passou por diversas dificuldades, “como em todo projeto independente, as dificuldades foram as mais diversas. Sofremos com falta de apoio, problemas financeiros além do período pandêmico não ter ajudado. Mas todas essas dificuldades foram superadas com união”, admite Felipe.
Além de ser uma obra pioneira em Joinville, não havendo outra que foca exclusivamente na população negra, ela ainda carrega uma grande responsabilidade de “Garantir aquilo que está na constituição e questionar essa democracia, que em pleno século XXI, não conta a história de um povo que esteve presente desde o início da vida da cidade”. O livro já está disponível para compra através do contato via rede social.
Se você ficou interessado(a) pelo livro e quer saber mais informações, confira o podcast abaixo. A aluna da 4ª fase do curso de jornalismo da Faculdade Ielusc, Luísa Helena, produziu uma reportagem especial para o 4º episódio do programa Lado B – Reportagens Especiais, produzido pelo Primeira Hora Audiolab.