Argentina vence a Copa do Mundo 2022
La Scaloneta obtém o tricampeonato mundial nos pênaltis diante da França
Para os amantes do futebol, o último domingo foi histórico graças a uma partida digna de final de Copa do Mundo. Após 36 anos na fila de espera, a Argentina se sagrou tricampeã do mundo. O título veio diante da França, bicampeã ainda em 2018.
Não deve ter sobrado unhas para alguns torcedores. Após 120 minutos de jogo, sem contar os acréscimos, o jogo terminou empatado em 3 a 3. Do lado argentino, dois gols foram de Messi e um foi de Di Maria. Do lado francês, todos os três foram de Mbappé. Nos pênaltis, os argentinos se sagraram campeões com o placar de 4 a 2.
O primeiro tempo foi dominado pela Argentina, que encerrou a etapa vencendo por 2 a 0. Um gol de Messi de pênalti aos 23 minutos e outro de Di Maria aos 36. Foi aos 80 minutos de jogo que a França reagiu, com Mbappé descontando o placar em um pênalti. O choque para os argentinos foi tão grande que cerca de um minuto depois veio o gol de empate dos franceses. Mais uma vez Mbappé. Isso levou o confronto para a prorrogação.
Na prorrogação, o jogo foi ainda mais emocionante. Messi brilhou e marcou o terceiro da Argentina aos 108 minutos em um rebote dado por Lloris dentro da área. A torcida argentina podia respirar mais aliviada, mas não por muito tempo. Dez minutos depois, pouco antes do fim, Mbappé marcou outra vez. Apesar da individualidade do atacante francês, nos pênaltis a França não se deu bem, perdendo pelo placar de 4 a 2.
Estatisticamente, a Argentina teve maior domínio sobre a partida. Foram 20 chances criadas pelos argentinos, sendo 10 em direção ao gol, contra 10 oportunidades francesas, apenas 5 em direção à marca. Em posse de bola não foi diferente: 54% argentina e 46% francesa. O que se pode destacar é que esse jogo foi recheado de paralisações. Foram 26 faltas cometidas pelos argentinos e 19, pelos franceses.
Depois do fim do jogo, além da cerimônia de entrega da taça, os jogadores que mais se destacaram foram premiados. Dibu Martínez, goleiro argentino, recebeu a luva de ouro. Mbappé recebeu o prêmio de artilheiro do torneio e Messi, de melhor jogador da partida.
Nos últimos dois anos, La Scaloneta (nome que se dá para a equipe argentina treinada por Lionel Scaloni) venceu a Copa América 2020 em final contra o Brasil no Mineirão, a Finalíssima contra a Itália e a Copa do Mundo 2022 contra a França. Messi, que já havia recebido sete vezes o prêmio Ballon D’or (bola de ouro), ganhou o primeiro mundial com a seleção depois de disputar cinco edições (desde 2006). Antes do torneio, ele tinha anunciado que esse seria seu último baile, the last dance. Após vencê-lo, disse em entrevista que pretende jogar por mais algum tempo (indeterminado) como campeão do mundo.