Noites de bancas do curso de jornalismo encerradas
Por: Leonardo Budal, Luiza Rodrigues e Caroline de Apolinário
O projeto experimental de Isabel Berns Lima, ou Bebel, como é carinhosamente conhecida, foi transmitido e apresentado no anfiteatro do Ielusc na noite de 15 de dezembro e atraiu cerca de 22 pessoas interessadas em assistir sua apresentação. O projeto, intitulado “Fome, Brasil?”, engajou com a causa da fome no país. O objetivo da estudante foi trazer mais informações àqueles que desconhecem o tema. “Trouxe o projeto no formato audiovisual, pois seria mais fácil para unir os dados e apresentar isso às pessoas”, destacou a aluna Isabel.
“A fome é um assunto urgente, as pessoas têm fome hoje”, isso foi o que motivou a estudante a tirar esse projeto do papel. Os vídeos foram produzidos por Isabel, mas a produção também contou com a ajuda de amigos, colegas e familiares que atuaram conforme a direção da aluna. De modo geral, o filme produzido compara dados da fome com o índice de obesidade (que aumentou) e trata dessa questão com muita seriedade e dados sobre a agricultura e o agronegócio.
O projeto teve orientação da professora Kérley Winques e contou com a avaliação dos professores Sandro Galarça e Luiza Martin. Isabel foi aprovada com um digníssimo 10 e recebeu elogios de sua direção audiovisual. O filme deve ser lançado oficialmente no começo do ano que vem.
Jornalismo Gastronômico: análise do conteúdo do site do Guia Michelin no Brasil
Beatriz Kina defendeu a monografia intitulada “Jornalismo Gastronômico: análise do conteúdo do site Guia Michelin no Brasil”. A estudante apresentou seu trabalho com o propósito de compreender se o processo de produção e produto final do Guia Michelin continham princípios e traços jornalísticos. Ao todo seis conteúdos passaram por análise, sendo três deles publicações na categoria “Revista” e o restante na “avaliações com selo”; como é o caso do chef brasileiro, Alex Atala, que recebeu duas estrelas Michelin no seu restaurante D.O.M.
Alguns nomes de jornalistas foram prestigiados por Beatriz durante a sua pesquisa, como Renata Maria do Amaral (Jornalismo Gastronômico) e Daniel Piza (Jornalismo Cultural). A acadêmica realizou algumas entrevistas com os responsáveis pelos conteúdos escritos no site e concluiu que mesmo a Revista Guia Michelin produzindo esses temas com estruturas e rotinas jornalísticas, ainda sim há um déficit de fontes, sugerindo que haja mais variedades.
A banca foi formada por sua orientadora, a professora Marília Crispi de Moraes, e pelos professores Sandro Galarça e Marina Andrade. Beatriz foi aprovada com nota máxima, ou podemos dizer, com dez estrelas Michelin.
A Moral Jornalística: uma análise da cobertura do caso Lázaro pelo Cidade Alerta sob perspectiva do pânico moral
A banca de Pedro Novais foi logo em seguida da apresentação do projeto experimental de Isabel, e contou também com mais de 25 pessoas em sala prestigiando o aluno.
Pedro defendeu sua monografia com base no pânico moral e o sensacionalismo no meio jornalístico. Com uma análise do Caso Lázaro pelo programa Cidade Alerta, criticou o papel do meio de comunicação como sensacionalista e que de certa forma prática a cultura do medo nos telespectadores.
O aluno também trouxe uma intensa reflexão sobre a demonização com religiões não cristãs, cruzando o pânico satânico com religiões afro por puro preconceito e falta de informações verídicas. Além disso, relacionou isso diretamente com o sensacionalismo transmitido e “requentado” no programa do cidade alerta. Isso se deu no momento em que esse veículo mostrou em rede nacional a casa de Lázaro, vista de fora, e apareceram objetos associados a religiões afro. A partir dessa exposição, as imagens tomaram uma proporção com um viés completamente distorcido.
Pedro abordou o papel do jornalista quanto ao código de ética de reproduzir a realidade, enfatizando a intolerância religiosa que se repetiu nessa análise. A pesquisa teve orientação da professora Marina Andrade e contou com a avaliação dos professores Sandro Galarça e Maurício Melim presencialmente e da professora Maria Elisa Máximo que, por motivos de saúde, esteve presente ao enviar um vídeo comentando o trabalho de Pedro Novais. Pedro foi aprovado e recebeu nota 9,5 com sugestão de continuação da pesquisa para projeto de um futuro mestrado.
Aplicabilidade do jornalismo na comunicação interna: uma pesquisa exploratória com jornalistas egressos da Faculdade Ielusc
Gabriel Hellman trouxe para sua monografia uma pesquisa que busca identificar e analisar a atividade de egressos da Faculdade Ielusc em atividades de comunicação interna de empresas, e como técnicas de jornalismo são aplicadas em suas rotinas.
Hellman aplicou questionários onlines com 17 jornalistas na área. Com a resposta dos entrevistados, o acadêmico analisa: atividades jornalísticas realizadas nas empresas; multidisciplinaridade das equipes de trabalho; a Comunicação Interna na grade curricular; e, por fim, desafios da profissão.
Como conclusão, Gabriel afirma que técnicas jornalísticas são de fato usadas pelos jornalistas entrevistados. “Além disso, parte dos resultados proporciona a reflexão de que a Comunicação Interna é um tema que deve ser mais aprofundado durante a graduação em jornalismo em alguma disciplina já existente”, observa o estudante.
A banca foi formada pelas professoras Marília Crispi, Maiara Maduro (orientadora) e Marina Andrade, o trabalho foi aprovado com nota 9,5.
Costurando a Notícia: análise do uso de hiperlinks no caso dos meninos da caverna no jornal Folha de S. Paulo
Se referindo ao jornalismo digital como “protagonista dos tempos atuais”, Rafaela Sant’Anna explora em sua monografia o papel do uso de hiperlinks no resgate de memória na internet. Para embasar seu estudo, a aluna fez uma revisão sobre publicações que tratam do hipertexto e da memória para compreender seu papel no jornalismo digital.
Rafaela conclui que “foi possível perceber que apesar da teoria ser colocada em prática, com as constantes inovações da tecnologia, algumas categorizações desenvolvidas por Mielniczuk (autora base de seu estudo) em torno do uso do hiperlink em conteúdos jornalísticos podem ser unificadas.”
A banca de Rafaela foi composta pela professora Kérley Winques, sua orientadora, e pelos professores João Kamradt e Marília Crispi de Moraes. A estudante foi aprovada com 9,5 com recomendação de desenvolver artigos científicos sobre seu trabalho.