Feira do Livro divulga a programação da sua 19ª edição em evento para a imprensa
Por: Yasmin Pohlmann e Juliana Thomas Mendes
Na segunda-feira, 10 de abril, a Revi participou do “Café da Manhã de apresentação da 19ª feira do Livro de Joinville”. O evento promoveu o encontro de toda a imprensa joinvilense com a comissão organizadora da Feira do Livro. A apresentação da programação foi feita por Sueli Brandão, uma das organizadoras do evento anual de Joinville, e pelo jornalista Rafael Custódio, que mostrou os convidados que estarão presentes nesta edição. A feira do livro acontece entre os dias 01 e 11 de junho de 2023 no ExpoCentro Edmundo Doubrawa.
A programação conta com muitos nomes importantes, um exemplo é Lázaro Ramos, que vem pela terceira vez e estará presente na Feira do Livro por três dias – sexta, sábado e domingo. O evento também contará com a vinda de uma autora internacional, a portuguesa Maria Inês Almeida. Outro convidado é o autor Itamar Júnior, que teve sua presença confirmada no ano passado, mas, por divergência em sua agenda, não pode estar presente.
Fernanda Brandão, filha de Sueli e também organizadora do evento, conversou com a Revi sobre como surgiu a ideia de criar a Feira do Livro de Joinville, que atualmente é o terceiro maior evento do Sul do Brasil.
“A Feira do Livro nasceu dentro do Congresso da Educação. Antigamente, há mais de vinte anos, Joinville sediou o Congresso de Educação. Dentro dele havia uma Feira Educacional e nisso começou o nosso desejo de fazer uma Feira de Livro, pensando no mesmo modelo da Feira do Livro de Porto Alegre. Eu e Sueli fomos em busca de inspirações de eventos nacionais para trazer para a cidade, pelo fato da cidade não conter muitas opções de livrarias. A Feira começou na rua, na praça Nereu Ramos, em pequenas tendas. Depois se mudou para o ExpoCentro Edmundo Doubrawa. Ela nasceu com o desejo de atrair a população para a leitura e incentivar as pessoas pelo gosto da leitura.” contou Fernanda.
Um projeto antigo da Feira do Livro é o apadrinhamento de escolas, um projeto que se desenvolveu a partir da observação de que mesmo as crianças indo para a Feira do Livro junto com a escola, elas não tinham condições de adquirir um livro. Diante dessa situação, o projeto se desenvolveu da seguinte forma: o padrinho escolhe uma escola e um autor de livro, na sequência, ele adquire os livros com um desconto especial. Ao final, com a entrega oficial dos livros, acontece um encontro na escola, entre o autor e as crianças.
Além disso, uma novidade neste ano é a exposição e visibilidade de pequenos autores de livros da região. Eles estarão durante toda a feira em uma comitiva de autógrafo de livros. A expectativa, diante da programação apresentada e segundo a visão das organizadoras, é que esta edição se torne a maior edição de todas.