Dengue afeta quase 3 mil pessoas na cidade de Joinville
Atualmente, cerca de 2,8 mil pessoas foram infectadas pela dengue no município de Joinville, de acordo com o levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (LIRAa).
O acúmulo de água parada é uma armadilha para esta doença, apesar de os casos aparecerem em todos os bairros, o foco maior está na Zona Leste; sobretudo no bairro Comasa e arredores. Nesta área, registou-se o maior número de pessoas infectadas pela dengue e atualmente foram registrados três casos de óbito na cidade.
O Prefeito Adriano Silva decretou emergência na cidade em função da dengue. As medidas protetivas foram intensificadas e as estratégias foram fortalecidas para o enfrentamento da epidemia. A equipe da Vigilância Ambiental continua realizando ações de combate à dengue. Estão intensificando, por exemplo, as visitas domiciliares, as aplicações de fumacê e de larvicida nas regiões mais afetadas.
Para combater ainda mais a dengue, a vigilância também está utilizando a técnica de “estações disseminadoras de larvicida”, que consiste em colocar baldes de plástico espalhados nas regiões mais afetadas, com sacos pretos cheios de larvicida e água. O método atrai os mosquitos e, por consequência, auxilia na eliminação.. Estas estações disseminadoras foram implantadas na Zona Sul da cidade, por este motivo foi reduzido drasticamente os casos de dengue na região.
Em 2022, deu-se início ao projeto Detetives da Dengue nas escolas de Joinville. Cerca de 6.379 alunos do 1º ano e 6.351 do 2º período fizeram parte desta ação. O projeto foi realizado na Escola Municipal Governador Heriberto Hülse, onde as crianças do 1º ano assistiram um vídeo de teatro de fantoches. A ação lúdica conscientiza os estudantes sobre os cuidados com a doença da dengue. A ação foi realizada em 176 escolas de Joinville por meio de vídeo e, em alguns casos, de forma presencial.
A alta da dengue acontece, normalmente, entre os meses de março e maio; a redução de casos só começa a acontecer no final do mês de maio. Antes da dengue tomar grandes proporções, para que seja considerada uma “epidemia”, ao longo do ano todo são feitos acompanhamentos estatísticos e visitas nas casas das pessoas para evitar o surto da dengue. Dessa forma, quando a alta da dengue vem à tona, o Ministério da Saúde entra em ação com todo o suporte para o atendimento dos pacientes que contraíram o Aedes Aegypt. A prefeitura de Joinville disponibiliza para a população o Atendimento ao Cliente da Dengue que fica localizado na Unisociesc Campus Park, no bairro Boa Vista, na Rua Pref. Helmuth Fallgatter, 3333.
Imunizante Qdenga: Uma arma no combate à dengue
Mensalmente, uma média de 25 mil visitas estão sendo realizadas para identificar e eliminar recipientes de água parada que podem servir de criadouro para o mosquito. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quinta-feira (02/03), por meio da Resolução RE 661/23, o registro de uma nova vacina contra a dengue. O imunizante Qdenga, produzido pela empresa Takeda Pharma, é indicado para pessoas entre 4 e 60 anos. A aplicação é por via subcutânea em esquema de duas doses, com um intervalo de três meses entre as aplicações.