Venture capital viden.vc lança livro pioneiro “O primeiro mergulho no mundo da Web3”
Como parte do lançamento a VC apresenta uma coleção de NFTs de mesmo nome e que doará parte do valor arrecadado para o Educar+, ONG que leva as novas tecnologias para as favelas do Rio de Janeiro.
A viden.vc, venture capital, empresa dentro da Web3 focada em investimentos criptoativos, coordena projetos e ideias que moldam a nova era da internet. Recentemente, ela acabou de lançar seu livro através de uma coleção exclusiva de NFTs. “O primeiro mergulho no mundo da Web3: como as criptomoedas, o metaverso e os NFTs irão mudar as nossas vidas” traz 400 páginas que desvendam os principais conceitos dessas novas tecnologias e como elas irão moldar o futuro.
O livro pode ser adquirido através da compra das NFTs da coleção. As NFTs estão disponíveis para mint desde o dia 1° de maio. A obra aborda diferentes pontos de vista, trazendo informações aprofundadas sobre as tecnologias que impulsionam o mercado, como blockchain, NFTs, metaverso e smart contrats, e se mostra uma leitura valiosa não só para quem já está inserido nesse universo, mas também para quem quer fazer parte dele.
O projeto é organizado e escrito por João Kamradt, sócio e chefe de pesquisa e investimentos da viden.vc, o livro também teve a participação de outros integrantes da viden como Rafael Lima, Matheus Bonifácio, Henrique Ayello e André Castelo. A compra das NFTs dá acesso ao livro em formato digital e impresso, o objetivo é apoiar e promover a educação sobre inovação e a inserção de novas pessoas às novas tecnologias.
“O objetivo da obra é facilitar a assimilação de um conteúdo que ainda é muito abstrato para o usuário. Blockchain, criptoativos, NFTs, metaverso parecem muito distantes ou abstratos para o indivíduo comum, mas eles estão construindo a internet do futuro e precisamos educar o maior número de pessoas para a tecnologia do futuro” diz João Kamradt, autor da obra.
NFT é a sigla para obras que não podem ser copiadas ou replicadas, de tal maneira as NFTs funcionam como um certificado de autenticidade digital, cuja veracidade é registrada na blockchain, o grande “livro-razão” do mundo cripto. Dentro disso existe o token, uma representação digital de um bem, que pode ser uma moeda digital, imagem ou qualquer outro item.
“As NFTs tem um design criativo, divertido e vêm carregadas de significados, mas mais que beleza, a Viden queria conseguir trazer valor real para a coleção” diz Bianca Brito, CSO da viden.vc. Só é possível saber qual NFT você recebeu após o resgate na plataforma Open Sea – que é como um supermercado dentro do mundo da tecnologia.
50% do valor da compra será destinado ao Educar+, uma ONG focada em expandir as perspectivas de mundo de crianças e adolescentes através da educação, cultura e tecnologia focada no ecossistema Web3 no Complexo do Chapadão, zona norte do Rio de Janeiro.
Cada NFT da coleção custa R$ 99 por PIX ou 19 MATICs. Assim que a compra for finalizada, o comprador receberá as instruções que precisa para poder acessar seu livro. Metade do valor da venda do NFT será enviado diretamente para a carteira da Educar+. As transações serão automáticas via smart contract, de modo que a pessoa que adquiriu poderá acompanhar as transações através da blockchain.