Jornalismo de dados facilita a construção de narrativas televisivas
A acadêmica Fernanda de Lourdes Pereira escolheu como tema para a sua monografia o “Jornalismo de dados na televisão: mais que infográficos”. O objetivo da estudante foi “identificar como o telejornal se apropria do jornalismo de dados e simplificar essas informações com narrativas humanizadas”.
Para iniciar sua apresentação, Fernanda explicou que dados são todos os valores atribuídos a algo de que possa ser extraída alguma informação, a fim de gerar conhecimento. E é a partir desse conceito que o jornalismo de dados surge para tratar, extrair informações e transformá-las em uma narrativa jornalística.
Em sua pesquisa, Fernanda analisou 11 reportagens do programa Fantástico e do Jornal Nacional. Um dos resultados obtidos foi que todas as reportagens traziam algum tipo de elemento gráfico, trilha sonora, informações sonoras adicionais, personagens, imagens, textos e recursos de gravação. A banca, formada pela orientadora do trabalho, professora Beatriz Cavenaghi e pela professora Kérley Winques, contou também com a participação da jornalista Kátia Bembratti, por teleconferência. Kátia esteve em um dos eventos do Jornalismo Muda o Mundo, quando falou sobre jornalismo investigativo. Fernanda foi aprovada com nota 8 e recomendações para que dê prosseguimento a pesquisas na área.