Confira como foi a terceira noite de apresentações de monografias de Jornalismo
Os acadêmicos Marcus Vinícius Hoffmann, Zuciane Aparecida Peres, Luiz Gustavo dos Anjos Gallas e João Gabriel da Silva encerraram nesta quarta-feira, 6, a jornada acadêmica com a apresentação dos TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso). As pesquisas envolvem temáticas como esporte, jornalismo digital, jornalismo local, além de crítica de cinema. As monografias foram avaliadas por professores do curso de Jornalismo da Faculdade IELUSC e uma delas contou com um professor convidado da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
Com o objetivo de analisar as entrevistas pós-jogo no futebol brasileiro, a monografia do acadêmico Marcus Vinicius Hoffmann utilizou dois métodos de coleta de dados, sendo um deles uma série de cinco entrevistas com repórteres de campo experientes. O trabalho, aprovado com a nota 9,5, foi orientado pela professora Maiara Maduro e avaliado pelo professor Sandro Galarça e pelo professor convidado Matheus Simões Mello, da Unifesspa.
Com o título “Depois dos 90: o trabalho do repórter em entrevistas pós-jogo do futebol brasileiro”, a pesquisa foi elogiada pelos avaliadores pela qualidade da análise, bem como pelo tamanho do material analisado – chamado de corpus no meio acadêmico, comparado a trabalhos de mestrado por Mello. Já Galarça lembrou em sua arguição do período em que atuou profissionalmente como repórter de campo e contou algumas histórias cômicas.
No mesmo horário, às 19h, a acadêmica Zuciane Aparecida Peres apresentou a monografia intitulada “Choquei é jornalismo? Uma análise da cobertura eleitoral do perfil no Instagram”. A pesquisa teve como objetivo analisar e compreender como perfis de redes sociais conseguem alcançar engajamento divulgando notícias jornalísticas. Os materiais selecionados foram observados a partir do método de análise de conteúdo, buscando compreender os enunciados entre os candidatos, o contexto externo envolvido e também publicações que causaram engajamento no perfil.
Orientado pelo professor João Kamradt, o trabalho foi avaliado e aprovado com a nota 9,5 pelas professoras Marília Crispi Moraes e Bárbara Elice de Jesus. A professora Marília destacou que mídias como Choquei poderiam contribuir para melhor informar a população se, pelo menos, disponibilizassem o link para as matérias completas a que se referem apenas de modo superficial e, por vezes, de modo descontextualizado. Ela também discordou da cobrança de imparcialidade dessa mídia, já que não se trata de jornalismo. A professora Bárbara observou que o humor sempre foi uma forma de questionar a política na sociedade e é desse recurso que essas mídias se utilizam.
A terceira banca da noite proporcionou um momento de reflexão sobre o processo de construção da identidade do povo joinvilense. Intitulada de “Identidade e Diferença no Jornal A Notícia: o retrato do povo joinvilense na edição especial do centenário da cidade”, a pesquisa foi realizada pelo acadêmico Luiz Gustavo dos Anjos Gallas. Aprovado com a nota máxima, o aluno ouviu atentamente as contribuições da banca avaliadora formada pelos professores Sandro Galarça e Maurício Melim.
A pesquisa, orientada pela professora Maiara Maduro, analisou a edição especial de aniversário dos 100 anos de Joinville. Por meio da Análise do Discurso, os principais resultados apontam para a veiculação de três discursos hegemônicos e diferenciadores: um mito fundador; uma cidade de homens; uma cidade de progresso. O acadêmico propõe a discussão sobre a “importância de incluir no produto jornalístico a diversidade, o outro, o diferente negativado ou apagado pelo discurso hegemônico.”
Na última banca da terceira noite de apresentações, a crítica cinematográfica foi a temática central escolhida pelo acadêmico João Gabriel da Silva. A monografia, orientada pela professora Bárbara Elice de Jesus, foi aprovada com nota dez. O trabalho teve como objetivo realizar uma análise de discurso de críticas jornalísticas para investigar como estes textos retratam o racismo representado pelos filmes. Os principais conceitos do racismo foram aprofundados a partir dos conceitos de Silvio Almeida e desenvolvidos em cima da contribuição da história do cinema para a proliferação do racismo.
Na banca avaliadora, a professora Valdete Daufemback e professor Fabrício Porto comentaram sobre a importância de intensificar o assunto no âmbito do jornalismo. A banca também elogiou as explicações sobre a presença do racismo no cinema, bem como sobre a linha do tempo apresentada. Os mestres também defenderam a urgência na mudança de pensamento sobre o racismo, destacando que é preciso uma transformação nessa geração e não somente nas futuras gerações.