Palestra com liderança em gestão de mídias marca comemoração ao Dia do Jornalista
Comemorado no último domingo, 7 de abril, o Dia do Jornalista foi lembrado na sexta-feira, 5, em uma palestra no anfiteatro da Faculdade IELUSC, no Centro. Acadêmicos de todas as fases do curso se reuniram para ouvir uma das lideranças mais respeitadas na área de gestão de mídias de Santa Catarina, Silvano Silva, diretor regional do Grupo ND. O encontro fez parte das atividades acadêmicas da disciplina de Narrativas Sonoras III, ministrada pelo professor Luis Gustavo Varela.
Com a proposta de oferecer ao público presente uma experiência sonora sensorial, com as luzes apagadas, antes mesmo da abertura oficial, o convidado compartilhou um áudio do seu arquivo pessoal produzido nos anos 90, que tinha, na época, o objetivo de fazer publicidade para a rádio. Na palestra, Silva apresentou pesquisas feitas pela ACAERT (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão), onde também tem marcante atuação. Os dados apresentados apontam que sete a cada dez catarinenses ouvem rádio, e que o tempo médio na TV é de 6h17 por dia.
“Os números mostram que o rádio está mais do que nunca presente na vida das pessoas com credibilidade, principalmente, e com alta relevância.”
O palestrante compartilhou um pouco da sua trajetória na profissão para inspirar os estudantes. Silvano conta que passou por várias emissoras de rádio e TV, dirigiu o Jornal Notícias do Dia de Joinville de 2006 a 2016 e atualmente está no conselho superior da ACAERT. O radialista também enfatizou a importância e a responsabilidade de um jornalista, que a empresa responde por cada informação certa ou errada. “Eu costumo dizer que os nossos veículos têm CNPJ e CPF de quem está ali informando”, diz.
O professor Varela, mestre em Jornalismo, enfatizou a importância de proporcionar aos acadêmicos encontros como este. “Foi fundamental para os alunos estarem em contato com uma das lideranças mais reconhecidas em Santa Catarina na gestão de mídias.” Varela destacou também a importância dos acadêmicos conhecerem as tendências e pesquisas de mercado.