Noite de apresentação proporciona aos alunos de Direito do Ielusc melhor visão sobre os ODS
Por Leonardo Budal Arins e Arnon Munhóz
Com o objetivo de entender melhor quais são as políticas públicas que o Brasil está desenvolvendo para cumprir as demandas dos direitos humanos, como a erradicação da pobreza e o combate à fome, a turma da 7ª fase do curso de Direito da Faculdade Ielusc apresentou seminários expositivos no último dia 12. Nos trabalhos, cada aluno foi sorteado para pesquisar sobre um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A atividade fez parte da disciplina “Formas Consensuais de Solução de Conflitos” ministrada pela professora Anna Luisa Walter de Santana. Nas apresentações, os acadêmicos mostraram a importância de cada ODS e seus desafios, além de expor como o governo brasileiro está adaptando suas metas.
Segundo a professora responsável pela disciplina, Anna, o objetivo da atividade é que, com os ODS, os alunos possam aprender maneiras melhores de resolverem conflitos. “Em razão dessa disciplina ser baseada na construção de um mundo sem conflitos, a ideia era que a gente pudesse estudar todos esses objetivos, trabalhando através de uma perspectiva de justiça e de resolução dos conflitos do mundo”, destaca Santana.
Para o aluno Arnon Munhóz Schütz dos Santos, realizar o trabalho foi muito gratificante, destacando que, ao estudar sobre os ODS, ele pôde ver um movimento nacional e internacional, com o intuito de aprimorar as relações do mundo e a qualidade de vida das pessoas. “Durante minhas pesquisas, eu pude verificar que o Brasil, mesmo com os problemas que possui, já investe em políticas públicas de iniciativa nacional e internacional para a consolidação desses objetivos”, afirma Arnon.
ODS e agenda 2030
A Agenda 2030, formada por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e por suas 169 metas, foi aprovada em setembro de 2015 e assinada pelos 193 países-membros da Organização das Nações Unidas. Esse documento reflete o intuito global na transformação do mundo em um lugar onde todos os povos e nações convivam em paz, num planeta próspero e saudável.
Já os ODS e as suas metas constituem direções à humanidade, para que promova um mundo melhor. Eles abrangem grande parte dos problemas mundiais, como fome, desigualdades, falta de moradia digna e guerras. As metas variam de objetivo para objetivo. Cada país pode adaptá-las à sua realidade, desde que respeite a base do objetivo estabelecido.