Artista plástico Amandos Sell celebra 50 anos de arte no Instituto Internacional Juarez Machado
O artista plástico joinvilense Amandos Sell inaugura a exposição que comemora seus 50 anos de carreira artística, intitulada “Amandos Sell, 50 anos de Arte”, no próximo sábado dia 24 de agosto, às 10h, no Instituto Internacional Juarez Machado. As obras que serão apresentadas ao público são de diversas fases do artista, que iniciou profissionalmente na 4ª Coletiva de Artistas de Joinville, em 1974. A exposição tem a curadoria do Produtor Cultural Luciano Itaqui e pode ser visitada até o dia 1º de novembro.
Amandos Sell, celebra cinco décadas de atividades artísticas, sendo um dos principais e mais reconhecidos artistas de Joinville, em seu currículo diversas exposições individuais, coletivas, premiações e homenagens. A exposição “50 anos de Arte”, apresenta 30 obras e traz um recorte da trajetória desse prolífico e atuante artista joinvilense.
Sell nasceu no dia 12 de julho de 1942, filho dos agricultores Eugênio e Erna Sell, e foi morar ainda pequeno na região serrana de Joinville, nas proximidades da região do Rio do Júlio. Teve uma infância simples no interior de Joinville. Quando adulto após vários empregos resolve se dedicar à pintura. Hoje aos 80 anos, continua com a mesma paixão quando iniciou profissionalmente nos anos 70, o artista tem consciência que são poucos os artistas que chegam aos 50 anos de carreira em atividade, nunca parou de produzir sua arte primitiva, ingênua e encantadora.
Sell representa a Arte Naif, estilo de arte que surgiu na Europa no século XIX, suas obras coloridas e expressivas são referência utilizando a técnica do pontilhismo, sempre criando com liberdade e estilo próprio. O artista não frequentou a academia de artes, sua arte nasceu de forma autodidata, enquanto ainda era operário em uma fábrica. Aprimorou suas técnicas e produziu obras no estilo acadêmico quando foi aluno de Victor Kursancew, na Escola de Artes Fritz Alt.
Os temas de suas pinturas destacam a paisagem rural de Joinville e região, representando a arquitetura trazida pelos colonizadores alemães nas casas em estilo enxaimel e seus jardins com a riqueza do colorido das flores da época, sempre trazendo vida e graciosidade às suas composições. Com suas pinturas procura valorizar o homem do campo e seu estilo de vida, registrando em suas obras as belas paisagens bucólicas que com o passar dos anos se apresenta agredida e transformada pelo processo do desenvolvimento urbano.
O livro “Cenas de Arte Naïf de Amandos Sell”, escrito pelo crítico de arte Oscar D’Ambrosio, com prefácio do Crítico de Arte Walter de Queiroz Guerreiro, foi lançado em 2011, eternizando sua obra, e mostrando o quanto sua pintura naif esteve sempre em constante renovação, o artista leva seu pontilhado para o acrílico, óleo sobre tela e óleo sobre eucatex, o livro traz uma biografia completa do artista, com imagens de obras de diferentes fases da pintura ingênua de Sell.
Para a exposição que comemora seus 50 anos de Arte, apresenta ao público obras em acrílica e óleo sobre tela, algumas integram o acervo pessoal do artista, o público poderá apreciar algumas obras que não são pintadas na sua conhecida técnica pontilhista, são pinturas a óleo da época em que estudou com Kursancew, nos anos 70.
Amandos apresenta ao público algumas obras com 50 anos de criação e outras mais atuais produzidas recentemente. E sobre comemorar 50 anos de carreira o artista deixa a seguinte mensagem “Me sinto muito feliz realizando essa exposição, foram anos de dedicação à arte, nem sempre foi fácil, mas valeu a pena, temos que ter muita persistência, procurar melhorar sempre o nosso trabalho, a preocupação do artista é procurar aperfeiçoar cada vez mais, embora esteja bom as vezes, sempre tem um jeito de conseguir fazer melhor, deixar melhor o trabalho, isso é importante. Por mais que seja difícil, persistir é a minha mensagem”, conclui o respeitado artista plástico.
Um sábado com muitas atividades culturais no Instituto Internacional Juarez Machado
Rumo aos dez anos de atividade, o Instituto Internacional Juarez Machado realiza a inauguração de três novas exposições, apresentação musical e dois lançamentos de livros unindo o visual, a música, a dança e a literatura em sua nova temporada, com abertura no próximo dia 24. O evento inicia às 10h. Confira a programação:
Serviço:
O que: Abertura das exposições: “50 anos de Arte” de Amandos Sell, “Viajantes” de Heliana Grudzien e “Seleção do Artista” de Juarez Machado.
Lançamento do livro ““A Engrenagem que Impulsiona o Giro da Bailarina” de Joel Gehlen às 10h.
Concerto “Dois Amigos” do Duo Zanata Llerena às 11h.
Lançamento do livro “Geometria Poética – Pensamento Livre” de Marcelo Lufiego às 15h.
Acompanhe a programação nas redes sociais do IIJM.
Quando: Dia 24 de Agosto, sábado
Onde: Instituto Internacional Juarez Machado, Rua Lages 994 – América, Joinville/SC.
Quanto: Entrada Livre