Evento marca lançamento de e-book com dicas práticas para assessoria de comunicação; autores são acadêmicos de jornalismo
Por: Camila Bosco
Nesta quarta-feira, 13, a Faculdade IELUSC realizou o evento de lançamento do e-book “Boas Práticas de Assessoria de Comunicação: Um Guia de Estudantes para Estudantes”. O livro foi produzido pelos acadêmicos do sexto período do curso de jornalismo para as disciplinas de Assessoria de Comunicação e Design de Interface, ministrados respectivamente pelos professores Maiara Carvalho Batista Maduro e Hendryo Anderson André.
O evento reuniu acadêmicos, profissionais da área, professores e convidados. A noite foi marcada por uma roda de conversa contou com a presença dos seguintes convidados especiais: Maria Luiza Parisotto, assessora de comunicação na Associação dos Magistrados Catarinenses, Patricia Stahl Gaglioti, assessora de comunicação no Instituto de Pesquisa e Arte pelo Movimento, e Luis Gustavo Fusinato, head de comunicação no Hospital Dona Helena. Os palestrantes destacaram os principais impasses enfrentados e a rotina de quem trabalha na área. Além disso, auxiliaram os estudantes com dicas e orientações para desenvolvimento pessoal e profissional.
A assessora, também egressa da instituição, Patricia Stahl destacou em diferentes pontos a importância de manter um bom relacionamento com veículos de comunicação, indo além do contato através de mídias, ela acredita que para desenvolver um bom relacionamento com a imprensa, deve ser algo além da internet.
“Acho que a tecnologia que movimenta tudo muito rápido parece que faz a gente criar um pouco de desinteresse em relação às esferas do outro, a conexão com as pessoas, sabe? Então eu diria: se interesse por aquilo que você está fazendo e tente aprender com todo o processo, com todos os erros, todos os acertos, as mudanças de rota. Estar aberto a isso também.” — explicou.
Para Luiz Fusinato, o tempo de experiência na carreira fez com que colecionasse aprendizados. Para ele é primordial que o profissional possua conhecimento sobre seu assessor para poder auxiliá-lo e prevenir futuras intercorrências. Do mesmo modo, debateu sobre a relevância de sempre estar por dentro dos assuntos do momento: “Meu aprendizado foi ter conhecimento de vários assuntos. “Como você sabe disso?” Fui ler, aprender, ser curioso”.
Ao apresentar dicas para os estudantes, Maria Luiza evidenciou ser ideal para o profissional da comunicação estar apto à mudanças, possuindo sempre planos de estratégias e entendendo que podem haver imprevistos. “Quando acontece alguma coisa grave e a gente precisa se posicionar sobre, não podemos nos posicionar sobre outros assuntos como se nada estivesse acontecendo” – contou.
O debate também abordou questões relacionadas ao uso das mídias sociais para comunicação, a importância do media training, estudo de caso e gestão de crise. Entre os assuntos, um destaque para relacionamento com a imprensa e as demandas para adaptações na área de comunicação, em especial o jornalismo.
Sobre o eBook
“Boas Práticas de Assessoria de Comunicação: Um Guia de Estudantes para Estudantes” é uma obra colaborativa entre 21 estudantes do curso de jornalismo. Contendo sete capítulos, o e-book apresenta um guia com os principais aspectos da assessoria de comunicação. Cada capítulo conecta entrevistas com profissionais da área e temas específicos. No e-book é possível encontrar temas como gestão de crise, dicas, releases e relacionamento com a mídia.
O e-book está disponível para download gratuito no link abaixo:
E-book “Boas Práticas de Assessoria de Comunicação: Um Guia de Estudantes para Estudantes”.