
JEC perde para o Carlos Renaux e se complica na Copa SC
Joinville e Carlos Renaux se enfrentaram na noite de ontem pela quarta rodada da Copa Santa Catarina, no Estádio Augusto Bauer, em Brusque. Com dois gols em um intervalo de um minuto, o Vovô garantiu a vitória e complicou o JEC na competição, que agora depende de resultados de outros times para garantir a classificação para a próxima fase.
A partida começou movimentada para os dois lados. A primeira chance foi do Vovô, logo aos 7 minutos. Em lançamento vindo do meio-campo, Eydison desviou de cabeça e a bola sobrou nos pés de Cassio, que driblou o goleiro Bruno Pianissolla e chutou para o gol. Para a felicidade do JEC, Naldo estava fazendo a cobertura e tirou a bola praticamente em cima da linha.
Primeira etapa monótona
Do outro lado, o tricolor joinvilense respondeu aos 12 minutos, mas com menos perigo. Em boa triangulação vindo do meio, a bola chegou até a ponta direita com o lateral Lucas Lopes, que cruzou forte e rasteiro para o meio da área. Porém, o zagueiro mineiro tirou de carrinho.
Depois desse começo agitado, o jogo esfriou. O Carlos Renaux foi quem teve mais a posse de bola, mas não encontrava janelas para furar a defesa joinvilense, que, após recuperar a bola, não conseguia mantê-la em seus pés por muito tempo no campo de ataque. As duas equipes, nas poucas vezes que chegaram, não criaram chances claras de gol.
Já perto do fim da primeira etapa, o Vovô voltou a ter uma boa chance. Em lançamento vindo do campo de defesa, Lucas Rocha achou Mineiro na ponta direita. O camisa 3 tabelou com Mago e deu uma caneta em Naldo. Após o belo lance, ele chutou forte para a defesa de Pianissolla, que jogou para a linha de fundo.
Na sequência, o JEC respondeu com a sua melhor chance até então. Vinícius Popó achou bom passe para Kennedy perto da grande área. O camisa 7 fintou para a esquerda e finalizou sob o gol, rente ao travessão. Após isso, nenhuma das duas equipes teve grandes oportunidades e terminaram o primeiro tempo no empate.
Apagão do JEC e Renaux domina
Logo na volta do intervalo, com apenas quinze segundos, o Carlos Renaux já teve uma chance clara, dando um aviso do que viria minutos depois. O Joinville foi quem saiu com a bola, mas, em apenas cinco segundos, já perdeu a posse. Nisso, Mineiro lançou Mago em velocidade na lateral da grande área. O camisa 7 cruzou forte em buscando Juninho Miranda. No entanto, Lucas Lopes interceptou e a bola passou com perigo sob o travessão.
As chegadas do tricolor do vale não pararam tão cedo. Aos quatro minutos, Mago recebeu bom passe dentro da área e chutou forte no ângulo, mas Bruno Pianissolla salvou o JEC com uma bela defesa de mão trocada. E foi na cobrança de escanteio que sucedeu esse lance que o Vovô abriu o placar. Rafinha cruzou no segundo poste e Mago, dessa vez, não desperdiçou. O camisa 7 subiu mais alto que todos e cabeceou forte, sem chances de defesa para Pianissolla.
Pouco mais de um minuto depois, Naldo se atrapalhou na saída e perdeu a bola no campo de defesa. Mago aproveitou a roubada de bola e avançou livre pela direita. Ele cruzou para a área e achou Flaviano, que, livre de marcação, chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro, ampliando a vantagem para 2 a 0.
Apesar do apagão, o Joinville teve uma boa chance para diminuir. Aos 10 minutos, Vinícius Popó recebeu praticamente livre de marcação e chutou em cima do goleiro Allan. Porém, apenas um minuto após essa boa chegada, foi que o tricolor se complicou de vez. Após cometer falta em uma disputa sem bola com Juninho Miranda, o lateral do Lucas Lopes foi expulso, após ser advertido com o segundo amarelo.
Depois da expulsão, o Carlos Renaux apenas controlou a partida, sem muitas chegadas perigosas, mas também sem sofrer no campo de defesa. O JEC, pela inferioridade numérica, sofreu bastante e quase não conseguiu chegar ao campo de ataque. Com a vitória encaminhada, o Vovô apenas administrou a vantagem e o jogo terminou em 2 a 0 para o time de Brusque. Em toda a história, JEC e Renaux disputaram 27 jogos, e essa foi apenas a segunda vez que o time de Brusque saiu com a vitória.

Reta final da fase de grupos
Com a derrota, o Joinville se encontra em uma situação muito complicada na tabela, visto que agora não depende apenas de si mesmo para classificar às quartas de finais. O tricolor agora ocupa a terceira colocação do Grupo C, com 4 pontos, enquanto que o Carlos Renaux assumiu a vice-liderança, com 5 pontos. Na liderança, está o Blumenau (BEC), com 10 pontos e, na lanterna, está o Nação Araquari, com 2.
Para o mata-mata, os dois primeiros colocados de cada grupo avançam. Restando apenas duas rodadas da primeira fase, o JEC não depende mais de si mesmo para se classificar. Para conseguir isso, o tricolor depende de tropeços do Carlos Renaux ou do Blumenau nos próximos jogos. Por outro lado, o Vovô, está mais tranquilo, sem depender dos resultados dos outros jogos para passar de fase.
Agora, o JEC joga a penúltima rodada da Copa SC contra o Nação, na próxima terça, 7, às 20h, na Arena Joinville. Já o Carlos Renaux enfrenta o BEC, nesse domingo, dia 5. A partida será disputada no estádio do Sesi, em Blumenau, às 15h.