
“O que você precisa saber para mudar o mundo” é tema da 5°edição do CONIPE
Evento reúne acadêmicos, comunidade e professores para falar sobre sustentabilidade e inovação alinhados à Agenda COP30 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Por Suyane Urbainski
O Congresso Integrado de Pesquisa e Extensão (CONIPE) chega a sua 5° edição, que acontece de 22 a 24 de outubro, na Faculdade IELUSC — Unidade Saguaçu, sempre a partir das 19h. O evento conta com acadêmicos, docentes, pesquisadores e comunidade com uma ampla programação de palestras, oficinas, apresentações culturais e trabalhos científicos.
O tema “O que você precisa saber para mudar o mundo”, é uma iniciativa inspirada na Agenda COP30, um plano de ação para acelerar ações voluntárias contra as mudanças climáticas e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um plano de ação global adotado pela ONU, para um futuro mais justo, combinando desenvolvimento socioeconômico com preservação ambiental e inclusão social.
O evento tem como objetivo promover discussões sobre como as instituições e estudantes podem auxiliar na construção de um futuro mais sustentável, tornando o IELUSC parte dessa força-tarefa e transformando seus estudantes em atores desses objetivos. A Agenda COP30 e os ODS têm incentivado diversas iniciativas para que as instituições de ensino se tornem pavilhões de participação, por meio de eventos científicos e educativos.
Segundo a presidente do CONIPE, professora Marilyn Gonçalves Ferreira, o evento tem crescido a cada edição:
“Os primeiros CONIPEs contavam com cerca de 50 projetos, chegando a 150 trabalhos aprovados esse ano, entre oficinas, artigos e resumos”.
Além do número recorde de participações, o CONIPE 2025 também marca um novo momento institucional:
“O congresso terá abertura no ginásio, reunindo toda a comunidade acadêmica. Teremos um número inédito de inscritos e de apresentações de trabalhos de instituições externas, de Joinville e região, complementa a professora.
A programação conta com participantes reconhecidos por sua atuação em temas ligados à sustentabilidade como a professora e pesquisadora Rosamaria Cox Moura Leite Padgett que fará a conferência de abertura no dia 22 de outubro com o tema “Futuro Sustentável: Caminhos para você liderar a mudança”. E o jornalista Fernando Assanti que será responsável pela conferência de encerramento do dia 24 de outubro com o tema: “Agenda 2030: o que eu tenho a ver com isso?”.
Confira informações sobre os convidados:
Rosamaria Cox Moura Leite Padgett
Doutora em Economía de la Empresa pela Universidad de Salamanca (Espanha) e mestre em Desarrollo Local Sostenible y Economía Social pela Universidad de Huelva (Espanha), Rosamaria é professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), onde coordena o curso de Tecnologia em Processos Gerenciais e integra o Programa de Pós-Graduação em Administração. Reconhecida por sua atuação em políticas de sustentabilidade no ensino superior, é fundadora e coordenadora da Rede Brasileira de Instituições de Ensino Superior para o Desenvolvimento Sustentável (UniSustentável) e pesquisadora do Observatorio de la Sustentabilidad en la Educación Superior de América Latina y el Caribe (OSES-ALC). Em 2024, recebeu a Medalha Darcy Ribeiro, concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, em reconhecimento à sua contribuição para a educação e o desenvolvimento sustentável.

Jornalista, especialista em Economia e Meio Ambiente, com MBA em Gestão de Negócios de Impacto Social e Mestrado em Administração, Fernando Assanti, preside o Instituto Selo Social, uma organização da sociedade civil com sede em Santa Catarina e atuação em todo o território nacional. O Instituto tem como missão promover a territorialização e o avanço da Agenda 2030 no Brasil, fomentando práticas sustentáveis e de impacto social que contribuam para o desenvolvimento sustentável do país. Com uma trajetória dedicada à intersecção entre economia, meio ambiente e impacto social, é um líder inspirador, comprometido com a construção de um futuro mais justo, sustentável e inclusivo.

O evento é aberto a docentes, acadêmicos e demais interessados. Os participantes do evento recebem certificado de horas complementares.
Faça sua inscrição e acompanhe a programação no site: https://conipe.ielusc.br/programacao