Coral Bom Jesus IELUSC celebra 20 anos com concerto especial
Apresentação reuniu antigos e novos integrantes e emocionou o público na Sociedade Cultural Lírica
Por Camila Schatzmann Gomes
O Coral Bom Jesus IELUSC comemorou, neste domingo (16), 20 anos de história com um concerto especial realizado na Sociedade Cultural Lírica, em Joinville. O evento atraiu um grande público e contou com a presença de ex-integrantes, a chamada “velha guarda”, e também familiares e amigos que prestigiaram a apresentação comemorativa. O repertório escolhido para o momento trouxe obras marcantes, como Motivo, de Cecília Meireles, Planeta Água, composições de Tim Maia e Planeta Sonho. O concerto encerrou com um medley que incluiu Pensando em Namorar, da banda Asa Branca, em ritmo contagiante, garantindo um final animado com direito a repetição.

Para Juliana Boedert, integrante do coral, o concerto coroou meses de preparação.
“A experiência foi muito gratificante. Todos os ensaios são animados e temos muito prazer em estar juntos. É muito especial mostrar para o público o que fazemos e perceber que conseguimos contagiar as pessoas”, afirmou. Durante o discurso de agradecimento a professora de música, responsável pelo coral e também tecladista Marilene Sprogis, destacou que “gratidão” era a palavra que melhor definia aquele momento especial, reforçando também a importância da dedicação do grupo ao longo do ano.
“Foi uma preparação intensa. Deus abençoou com essas “pérolas” e chegamos até aqui com muito esforço e resiliência. Fazer parte do centenário do Bom Jesus também é muito honroso, porque o coral esteve presente em 20% dessa caminhada”, destacou.

Inscrições em fevereiro
O Coral Bom Jesus IELUSC abrirá um novo edital de seleção em fevereiro para acadêmicos interessados em ingressar no grupo, incluindo oportunidades para bolsistas. O processo envolve um dia de banca, uma mini audição e uma breve entrevista. As vagas são preenchidas conforme a disponibilidade do coral ao longo do semestre.
Diferente de uma seleção eliminatória, o edital funciona mais como um momento de aproximação entre candidatos e professores. Segundo a regente Marilene Sprogis, o objetivo não é excluir, mas acolher.
“Não é uma seleção de ‘você é apto e você não é’. O edital é mais uma forma de conhecer a percepção da pessoa, entender se ela já cantou e conversar um pouco”, explica.

Marilene reforça que o convite é aberto a todos, acadêmicos, colaboradores e membros da comunidade.
“Todos são convidados a cantar. Deixamos aberto porque cantar faz bem, é um lado que todo mundo precisa. O expressar, o cantar, faz parte também de uma terapia, algo psicológico que você precisa colocar pra fora”, afirma.
Para ela, o coral vai além do estudo musical: é um espaço de convivência, acolhimento e construção coletiva.
“Espero que o pessoal do Bom Jesus acorde, venha cantar, porque é muito bom. É um momento para esquecer o que tem lá fora e fazer música juntos.”
O edital com todas as informações será divulgado nos canais oficiais da instituição.
