Curso de Jornalismo abre semana de bancas de TCC
Os temas da primeira noite discorreram entre cultura de consumo Imediato, jornada do herói e cobertura de casos de feminicídio na imprensa catarinense
Por Thiago Santos e Edilson Alves
Na noite de ontem (4), foi dada a largada para mais uma semana de bancas de TCC no curso de jornalismo da Faculdade Ielusc. Esse semestre, serão cinco noites de apresentações, até a próxima quarta-feira (10), com 16 acadêmicos defendendo seus trabalhos. A primeira noite foi marcada por três defesas.
Quem realizou a abertura das bancas de TCCs neste semestre foi a acadêmica Nicole Silva de Medeiros. Sua monografia foi: “Do hype ao descarte: uma análise do steal the look na cultura do consumo imediato”, orientada pelo professor Hendryo André. Na banca, estavam as professoras Marilia Crispi de Moraes e Maiara Maduro.
Sua defesa foi baseada na crítica à sustentabilidade, as contradições do consumo imediato ao consumo consciente da moda, segundo análise ao site Streal the look. A conclusão trouxe o equilíbrio que o site apresenta do pensamento crítico ao pensamento consumista. Nicole também citou em sua conclusão que escolheu o tema após duas consultorias com seu orientador, mas que sempre quis fazer sobre moda, mas não encontrava o caminho a seguir dentro da editoria. Durante os comentários, a professora Marilia elogiou a acadêmica: “Seu trabalho me trouxe algumas reflexões que extrapolam o mundo da moda. Um ponto interessantíssimo do teu trabalho, é que ele leva a gente a pensar num jornalismo além da moda”.
Após análise da banca, seu orientador Hendryo anunciou a sala sua aprovação, com a nota 9.5.

A segunda banca da noite foi apresentada pela acadêmica Camila Bosco. Em sua monografia ela discorreu sobre o tema: Ayrton Senna: A aplicação da Jornada do Herói na construção do documentário Senna por Ayrton. Seu orientador foi o Professor Hendryo André, que contou com a avaliação da participação da Professora Geórgia Santos e do professor João Francisco Kamradt.
A motivação de seu tema vem da admiração pelo jornalismo esportivo e por seu desejo de desenvolver um trabalho voltado para a Fórmula 1. Camila iniciou citando o jornalista Nelson Traquina, que ensinava a respeito do jornalismo de excelência e das relações humanas. Depois Camila apresentou sua defesa baseando seu tema com a jornada do herói de Joseph Campbell, mostrando como a história de Ayrton se encaixa nas doze etapas da jornada.
Após a apresentação, os professores fizeram suas considerações. A professora Geórgia ficou muito satisfeita com o trabalho: “É muito bom ver esse seu ciclo se fechar de uma forma tão bonita, foi muito bom ver sua dedicação ao longo do semestre, todos os dias eu chegava na sala e você estava lá; empenhada escrevendo e é muito legal ver o resultado de um trabalho bem feito.”
Após análise da banca, seu orientador Hendryo anunciou a sala sua aprovação, com a nota máxima.

No fechamento da noite, a acadêmica Camila Vieira de Jesus trouxe a monografia: “Cobertura de casos de feminicídio na imprensa catarinense: uma análise dos portais NSC Total e ND Mais”. Sua orientadora foi a professora Marilia Crispi de Moraes. Na banca, estavam presentes as professoras Maiara Maduro e Valdete Daufemback.
Sua defesa foi uma escolha pessoal. Segundo a acadêmica, alguns casos marcantes como da menina Eloá e Mariana Ferrer a levaram ao tema. A certeza veio após contato com dois agressores, devido ao seu trabalho. Os portais em que analisou foram NSC Total e ND Mais, sendo 49 matérias factuais e 14 especiais sobre. Sua conclusão foi de que factuais apresentam mais falhas e especiais são mais elaboradas. Camila também citou acreditar que o jornalismo precisa qualificar essas notícias para melhorar a sociedade. Durante os comentários, ela falou ter se comovido e emocionado ao ler diversos casos durante seu processo de estudo. A professora Valdete elogiou o TCC: “Sempre bom ler bons trabalhos. Que bom que o jornalismo ainda está dando atenção para esses tema”.
Após discussão entre a banca, a orientadora Marília anunciou sua aprovação, com nota máxima.

