Acadêmica apresenta documentário sobre educação ambiental
Educando o Futuro é o documentário produzido pela acadêmica do curso de Jornalismo Gabriela Bittencourt como projeto experimental. Com orientação do professor Sandro Galarça, o trabalho contou com a parceria com a Associação de Defesa e Educação Ambiental de Itapoá (ADEA). Gabriela escolheu tratar de educação ambiental porque considera crítica a situação do país nessa área.
De acordo com a acadêmica, as atitudes e ações das pessoas hoje vão afetar o futuro do meio ambiente e a conscientização ambiental vai muito além das atitudes tomadas no ambiente doméstico. Ela também ressaltou o papel da comunicação na educação.
“O objetivo geral da pesquisa foi produzir um documentário voltado para a educação ambiental para mostrar que o jornalismo pode pautar o meio ambiente além das tragédias e dos desastres ambientais”, esclarece.
Durante a criação do projeto, Gabriela entrevistou uma bióloga, uma educadora ambiental e moradores de Itapoá. A acadêmica dividiu o processo de produção do documentário em três passos. O primeiro foi fazer um cronograma com prazos e fontes definidas e criar o roteiro. Depois tratou de captar as imagens e participou de um projeto da ADEA, inserindo-se em algumas atividades para definir como seria a captura das imagens. A terceira etapa foi de edição das imagens.
A banca avaliadora foi composta pelas professoras Beatriz Cavenaghi e Solange Engelmann, que atribuiu nota 7,0 ao trabalho. A acadêmica foi elogiada pela escolha do tema e também recebeu sugestões para melhorar o seu projeto que será apresentado para ADEA, ONG patrocinada pelo porto de Itapoá.