Projeto propõe informativo cultural para Jaraguá do Sul
Criar um veículo mensal e impresso para divulgar os artistas e manifestações culturais de Jaraguá do Sul foi o projeto experimental apresentado pela acadêmica de Jornalismo Camila Silveira. A apresentação ocorreu na tarde de quinta-feira e contou com a avaliação da professora Kérley Wunques e da jornalista Heloísa Jahn, que já atuou no jornalismo cultural de um jornal jaraguaense.
Camila destacou que Jaraguá do Sul possui uma cena cultural intensa, mas há pouca divulgação nos meios de comunicação tradicionais, por isso ela propõe um informativo que possa ser lido rapidamente pelas pessoas em locais como consultórios, pontos de ônibus, biblioteca, entre outros. Ela apresentou quatro edições para a banca.
A jornalista Heloísa Jahn elogiou a iniciativa e os temas abordados. Ela apontou vários aspectos a serem melhorados, sobretudo no aspecto visual do produto. “Algumas fotos estão muito coladas ao texto e falta uma padronização gráfica nas edições”, afirmou. Ela também sugeriu a inclusão de uma agenda cultural, a fim de que o informativo colabore também com a formação de plateia.
Na opinião da professora Kérley, a aluna deveria ter cuidado da finalização e do fechamento do arquivo com mais tempo e zelo. “Por se tratar de um produto cultural, a estética é fundamental”, destacou. A orientação do projeto foi da professora Marília Moraes. Camila foi aprovada com nota 7.