Faculdade Ielusc e ESPM oferecem Mestrado em Comunicação e Consumo
O único Mestrado em Comunicação e Consumo do Brasil passa a ser oferecido também em Joinville, graças a uma parceria entre a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e a Faculdade Ielusc. Nesta quarta-feira (4/3), ocorre o lançamento do curso, em evento aberto aos interessados, a partir das 19 horas, no auditório da unidade Saguaçu.
O Mestrado Interinstitucional (Minter) em Comunicação e Consumo é promovido pelo Programa de Pós – Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, com nota máxima na Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). O corpo docente é formado por professores da ESPM (São Paulo), com disciplinas modulares.
O curso está organizado em duas linhas de pesquisa: Comunicação, consumo e contextos de recepção, que estuda os marcos históricos e processos contemporâneos da recepção, bem como as novas práticas e perfis de receptores/usuários; e Comunicação, consumo e lógicas de produção, que estuda os sistemas de produção que se evidenciam nos processos, formatos e objetos comunicacionais.
A coordenação local do Mestrado está a cargo da professora Maria Elisa Máximo. Ela explicou que a ideia da parceria surgiu a partir de um convite da própria ESPM que entrou em contato com a Faculdade Ielusc entre os meses de setembro e outubro de 2019. Há 21 anos, a instituição joinvilense forma profissionais em Jornalismo e Publicidade e Propaganda.
O Minter será oferecido na sede da Faculdade Ielusc, no campus Centro e podem participar da seleção estudantes de Joinville e de toda região, desde que tenham diploma de graduação já emitido e que passem pelo processo seletivo. O curso oferece 20 vagas.
A duração do mestrado é de 24 meses. Durante o primeiro ano e meio, os estudantes realizam as disciplinas, depois dedicam-se à pesquisa e produção da dissertação com orientação de um professor (a) ligado ao PPGCOM da ESPM.
O processo seletivo compreende as seguintes etapas classificatórias e eliminatórias: avaliação da documentação, do pré-projeto de pesquisa e do currículo Lattes; provas de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), com consulta a dicionário impresso, e prova oral (entrevista) com avaliação de pré-projeto de pesquisa. As provas de língua estrangeira e a prova oral serão realizadas na sede da Faculdade Ielusc, em Joinville.
No site da ESPM é possível obter mais informações, como critérios do processo seletivo, valores da inscrição e do mestrado.