Jornalista egresso do Ielusc conclui doutorado
O interesse pelos newsgames (jogos com enredos embasados em notícias) acompanha Carlos Marciano desde os tempos da graduação em Jornalismo na Faculdade Ielusc. Na tarde de segunda-feira, o jornalista defendeu sua tese “Da pauta ao play: proposta metodológica para o desenvolvimento de newsgames”. A pesquisa foi produzida e orientada no Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e contou com a orientação das professoras Rita Paulino e Raquel Longhi.
A sessão de defesa ocorreu por meio de videoconferência. Quarenta e uma pessoas assistiram à apresentação. Para chegar a um método de desenvolvimento de newsgames, Marciano aplicou 11 oficinas a acadêmicos de diferentes cursos de graduação. “O trabalho envolveu 140 pessoas, entre estudantes e professores”, explicou. Como se trata de uma pesquisa aplicada, Marciano ainda compilou a metodologia em um livro: “Dez passos para desenvolvimento de newsgames”, que ele pretende publicar em breve.
Para o professor Rogério Christofoletti, um dos avaliadores, a tese – com 673 páginas – é um programa completo de formação em desenvolvimento de newsgames. “Você vai além de uma proposta metodológica, porque também ensina o passo a passo do planejamento e das oficinas”, comentou Christofoletti. A professora Dulce Márcia Cruz elogiou a abordagem e o caráter inovador da pesquisa, além do mérito de validar o método proposto por meio da realização e análise das oficinas. A terceira avaliadora, professora Cárlida Emerim, lembrou o percurso de Marciano no doutorado e salientou a importância da pesquisa aplicada. Ela também participou da etapa de qualificação da tese. Sem esconder a emoção, a orientadora Rita Paulino destacou a paixão de Marciano pelo tema de pesquisa. “Uma das qualidades do Marciano é o prazer que ele tem em repassar o conhecimento a outras pessoas”, afirmou.
Além de receber o título de Doutor em Jornalismo, Marciano contou com a recomendação da banca avaliadora para publicar a tese e para inscrever a pesquisa em programas de premiação da área.