Acadêmicos de Publicidade e Propaganda apresentam estudos de casos
Texto e fotos: Mariana Costa
A quarta sessão de apresentações de TCCs de Publicidade e Propaganda na SIC (Semana Integrada de Comunicação) contou com pesquisas de sete acadêmicos da oitava fase. Bruna Ronchi apresentou seu artigo “Experiência do usuário com aplicativos de e-commerce: estudo de caso do aplicativo Enjoei”. Ela entrevistou 12 pessoas, de 20 a 37
anos, para entender como o usuário avalia o aplicativo e quais as sugestões de melhoria. Bruna também analisou o layout e a linguagem do app. Segundo ela, muitos usuários ficam confusos na hora de finalizar uma compra, pois os botões disponibilizados não são claros. O trabalho foi orientado pelo professor Henrique Budal Arins.
Larissa Rani Teixeira também realizou um estudo de caso. “Do surgimento à estratégia: estudo sobre a construção da identidade de uma marca” discute a relação do indivíduo com a marca e como ela se consolida no mercado. Segundo Larissa, a mensagem é mais efetiva quando consegue adentrar nos desejos mais íntimos do consumidor/cliente. Com orientação do professor Maurício Melim, o trabalho de Larissa serve como base para o seu projeto inovador que será feito neste semestre.
Gláucea Helena dos Santos foi orientada pela professora Patrícia Villar no artigo “Estudo de caso: o posicionamento da Nova Comunidade nas redes sociais”. A estudante discute a ligação entre igreja e as mídia sociais e traz à tona debates religiosos e como ainda há preconceito dentro da igreja com relação às redes. O projeto escrito foi avaliado pela professora Valdete Daufemback e a apresentação pelos professores Ricardo Steiner e Vinícios Neves.
Para a acadêmica Lorrainy Caroline Bezerra, o cosplay é uma forma de arte. Por isso, o tema do seu artigo foi “Contrução da identidade cosplay: um estudo sobre a relação da identificação com os personagens”, sob orientação da professora Maria Elisa Máximo. Em seu trabalho, Lorrainy identificou características dos cosplays, como eles ajudam em discussões importantes na sociedade, a relação entre identidade e cosplay e de que forma o indivíduo é influenciado.
“GiFs, da imagem ao conteúdo: uma nova forma de comunicar” foi tema do artigo da acadêmica Djessica Andressa Grosch. Orientada pela professora Monique Oltramani, Djessica trouxe a história dos GIFs, criados na década de 1980, analisou a relevância atual deles nas redes sociais e dissertou sobre como os gifs agregam valor às linguagens de comunicação.
Pedro Gonçalves Neto defendeu o artigo “Cut-out animation: estudo de caso sobre o processo de produção artesanal e digital de animações”. Pedro contextualizou o stop motion, que iniciou em 1987, e o cut-out animation. O estudo do acadêmico servirá como base para a criação do seu projeto inovador.
Na última apresentação da noite de terça-feira, Wellinton do Nascimento defendeu o artigo “O chapeleiro maluco no inconsciente coletivo: um estudo sobre a teoria dos arquétipos na construção do personagem”, com orientação da professora Patrícia Villar. Wellinton demonstra como os arquétipos auxiliam na construção de um personagem.
Para isso, analisou três aspectos do Chapeleiro Maluco, um dos personagens principais do filme Alice no País das Maravilhas: o físico, psicológico e social.
Esta foi a primeira vez que Publicidade e Propaganda realizou bancas de projeto experimental inovador e artigos durante uma Semana Integrada de Comunicação. A experiência foi positiva na avaliação de professores e estudantes.