Escritor colombiano participa de seminário na Faculdade Ielusc
A aula da disciplina optativa Opção Decolonial vai contar com a participação especial do filósofo colombiano Santiago Castro Gómez no dia 24 de outubro (sábado), a partir das 11 horas.
A convite do professor Leandro Hofstätter, Gómez falará sobre “o giro decolonial e suas consequências para as ciências e a política na América Latina”. O encontro ocorre por videoconferência, pelo Google Meet.
Gómez é doutor em Filosofia pela Johann Wolfgang Goethe – Universidade de Frankfurt (Alemanha) e atuou como pesquisador no Instituto de Estudos Sociais e Culturais “Pensar”. Atualmente, é professor de Filosofia na Universidade Javeriana, em Bogotá (Colômbia).
Autor de vários livros, o pensador colombiano dedica-se à crítica filosófica à colonialidade no contexto latino-americano. Entre seus escritos estão Crítica de la razón latinoamericana (1996); La poscolonialidad explicada a los niños (2005); Tejidos oníricos. Movilidad, capitalismo y biopolítica en Bogotá (2009); Revoluciones sin sujeto (2015) e El tonto y los canallas: notas para un republicanismo transmoderno (2019).
Leandro conheceu Santiago por meio de seminários on-line. Ele destaca a necessidade de conhecer melhor a produção intelectual latino-americana. “Podem nos fazer compreender melhor nossa situação atual”, explica. O professor da Faculdade Ielusc espera que o seminário inspire os alunos para a vida. “Que seja espaço de articulação de um novo pensamento, aberto principalmente às produções nossas, com críticas ao eurocentrismo”, afirma. Nos próximos dias haverá divulgação do link de acesso.