Estudo compara podcasts jornalísticos
Um estudo comparativo entre os podcasts jornalísticos “O Assunto” e “Café da Manhã” foi o tema da monografia da estudante de Jornalismo Sara Ribeiro Lins. O recorte da análise da estudante foi a cobertura da pandemia do Coronavírus.
Os professores Matheus Simões Mello e Maiara Maduro avaliaram o trabalho, orientado pela professora Marília Crispi de Moraes. Sara utilizou a análise de conteúdo para investigar como os dois podcasts abordam temas relacionados à pandemia. O objetivo central foi verificar quais são as estratégias adotadas por esses podcasts no trato da informação jornalística.
A estudante concluiu que ambos os podcasts mantêm o estilo radiofônico tradicional. “O modo de se comunicar é bem próximo do telejornalismo e, no caso de O Assunto, principalmente, utilizam-se recortes de reportagens com falas de apresentadores famoso da TV como ílustrações sonoras’ da pauta abordada”, observa.
A estudante afirma que os dois podcasts poderiam ousar mais no uso de recursos sonoros ou mesmo na interação com o público, já que são pordutos disponíveis na interenet. “Não ocorre nem mesmo interação entre os entrevistados”, observa.
Os professores avaliadores elogiaram a metodologia e organização de ideias do trabalho de Sara. Maiara gostou da desenvoltura da jovem na apresentação. “Um trabalho muito didático e você fala muito bem”, elogiou. Ambos fizeram considerações para ajudar a acadêmica a melhorar o trabalho e destacaram a necessidade de uma revisão no texto final para reparar erros de digitação. Matheus ainda solicitou adequações no resumo. Maiara sentiu falta de um diálogo mais intenso com os autores na análise. O trabalho foi aprovado com nota 8,5.