Jornalista lança livro e ajuda imigrantes haitianos
Herison Schorr, formado em Jornalismo pela Faculdade Ielusc, é autor do livro “O nono poste da XV de Novembro“. O dinheiro arrecadado com a venda da obra será revertido para custear passagens e possibilitar que 12 crianças do Haiti reencontrem os pais em Joinville.
O livro é um romance infantojuvenil que nasceu do projeto experimental realizado durante a conclusão da graduação. O livro conta a história de uma professora, moradora da rua XV de Novembro, em Joinville, que conhece Mahaila, uma menina haitiana, que acaba de chegar ao Brasil. Esse encontro acaba revelando mais sobre o passado dos imigrantes alemães e seu sofrimento à época da Campanha de Nacionalização de Getúlio Vargas, quando era proibido até falar a língua alemã.
Embora seja um romance ficcional, Herison inspirou-se em fatos históricos e em relatos de pessoas mais idosas para compor a narrativa. O autor descobriu, através de pesquisas, que na frente do nono poste da rua XV de Novembro, onde atualmente se encontra a loja Ricardo Eletro, havia um casarão de uma família de farmacêuticos. Na obra, os pais da personagem principal possuem uma farmácia. A Deutsche Schule (Escola Alemã), que integra a Faculdade Ielusc na unidade centro, é um dos cenários do romance.
Não há como ler a obra de estreia de Herison sem fazer conexões entre os motivos que levam os haitianos a imigrar para o Brasil, sobretudo após terremoto e guerra civil, e a vinda dos imigrantes europeus. “Durante o processo de construção da história do livro, tive um contato direto com as histórias dos haitianos”, conta Herison. Segundo o jornalista, quando ele apoia uma causa solidária, não visualiza isso como caridade. “É antes uma retribuição a aquilo que também de forma solidária foi dado a mim. É um ato de devolver com muita satisfação algo que um dia me ajudou e muito”, reflete.
No mês de março, Herison – que também possui um portal de notícias, o Folha Norte SC – pretende divulgar de forma gratuita produtos de famílias que utilizam o período da Páscoa para vender ovos de chocolate e artesanato como forma de complementar a renda. “Outro projeto que tenho em mente é uma oficina literária para jovens em situação de vulnerabilidade social”, conta.
Quem quiser comprar o livro “O nono poste da XV de Novembro”, deve entrar em contato com a Editora Areia, de Joinville, pelo site www.editoraareia.com.br ou pelo telefone 47 99131-1992. O preço é de R$ 50.
Herison Shorr, autor da obra “O nono poste da XV de novembro”