Pianíssimo começa amanhã
De quarta a domingo, Joinville recebe o Pianíssimo – Todos os Pianos do Mundo. Vinte pianistas, do Brasil e do exterior, apresentam-se no Teatro Juarez Machado e em espaços públicos e privados, sempre com entrada gratuita. Na noite de abertura (19), Cristian Budu e Bianca Gismonti estarão no Teatro Juarez Machado. No encerramento (23), será a vez da ucraniana Valentina Lisitsa, fenômeno da música clássica na internet que já obteve mais de 170 milhões de visualizações em vídeos postados no Youtube. O Pianíssimo conta com músicos da Rússia, Espanha, Itália e Argentina.
O som do piano também pode surpreender os joinvilenses em lugares inusitados. Um palco, instalado sobre um caminhão, com parceria da Stage Music, leva a música para a Praça da Bandeira nos dias 21 e 22 de setembro. O caminhão-palco também estará em uma escola. No dia 23, a partir das 11 horas, músicos que se inscreveram pelo site do evento e foram selecionados pela organização, apresentam-se no Palco Vany Knoll, na Casa do Capitão.
Até no aeroporto de Joinville haverá oito apresentações. Alguns estabelecimentos comerciais da cidade também recebem pianistas locais e da região.
Ingressos gratuitos
Apenas para as apresentações no Teatro Juarez Machado há necessidade de ingresso. A distribuição é gratuita, mas é preciso se cadastrar no site oficial. São liberados apenas dois ingressos por CPF, que devem ser retirados na bilheteria do teatro, a partir de 90 minutos antes do espetáculo. Todos os demais eventos têm acesso livre.
Masterclass
Idealizador do evento e um dos maiores pianistas brasileiros, Miguel Proença ministra masterclass para professores e alunos avançados, no dia 21 de setembro, às 10h, no Teatro Juarez Machado. No dia anterior, às 15h, no Conservatório Belas Artes, o pianista se encontra com alunos das escolas de música e de dança que apoiam o evento. Além de uma masterclass para os alunos, Proença conversa com os professores sobre técnica e estudo do piano. Outros artistas também participam de encontros durante os cinco dias do Pianíssimo. Esses eventos abordam métodos de estudo, repertório, técnica, trabalho desenvolvido com música de câmara, duos e relatos de experiências, entre outros.
Proença dedicou-se a resgatar a história da música erudita no país, estudando e gravando os principais compositores nacionais. Ao lado dele, na organização do Pianíssimo, estão o produtor musical Carlos Branco, de Porto Alegre, e a joinvilense Albertina Tuma.
No intervalo entre os espetáculos que abrem o Pianíssimo, Proença autografa seu CD triplo, lançado em 2012, em comemoração aos 50 anos de carreira. Ele interpreta peças de Chopin, Schubert, Mozart, Bach-Busoni, Rachmaninoff e Brahms. Também estará disponível o CD Tango, gravado com a atriz e cantora Bibi Ferreira.