Acadêmica aborda jornalismo para idosos em monografia
Por: Ana Carla Rubi
Jéssica Bett, estudante de jornalismo, apresentou no dia 6 a monografia “Impactos do fim do jornal A Notícia sobre leitores idosos”, com orientação da professora Marília Crispi de Moraes. A banca avaliadora foi composta por João Kamradt e Marina de Andrade, que são professores e jornalistas.
A acadêmica tentou entender dentro de sua pesquisa como os leitores idosos passaram a se informar após o fim do jornal impresso A Notícia.
A comunicadora Jéssica pôde detectar através da pesquisa que os idosos tinham um ritual com o jornal impresso, que foi passado de geração em geração. A acadêmica também identificou que atualmente pessoas da terceira idade possuem dificuldades ao se informar com os meios digitais, justamente por terem dificuldades com acesso a internet.
Alguns idosos que fizeram parte da pesquisa da acadêmica falaram que ainda assinam o jornal de forma online mesmo não conseguindo entrar para acessá-lo.
O avaliador João elogiou a escolha do tema de pesquisa, considerando-o pertinente, e na opinião dele os idosos acabam sendo um público deixado de lado em diversos momentos. Já Marina aponta a relevância de falar sobre esse público, mostrando dados de consumo de pessoas idosas. Afinal, são pessoas que consomem produtos e é necessário olhar para eles.
Ambos os avaliadores sentiram a necessidade de entender um pouco mais dos idosos e a importância desses dados para entender como esse público se comporta. Ao final das críticas da dupla a monografia de Jéssica, reuniram-se com Marília, para discutir a nota da acadêmica e ao voltarem, aprovaram a estudante com 8.