Audiovisuais abrem semana de Projetos Experimentais
Uma minissérie documental e um programa de entrevistas, ambos em vídeo, foram os primeiros projetos apresentados na semana de bancas dos projetos experimentais do curso de Jornalismo da Faculdade Ielusc. Ao todo são dez projetos, executados pelos estudantes da 7ª fase como parte dos requisitos para conclusão da graduação.
As estudantes Aline dos Santos e Pauline Ramlow produziram a minissérie documental “Humanitarismo através das lentes: histórias de resistência e transformação social” (Mãos que ajudam ). Nos dois episódios finalizados para apresentação à banca avaliadora, elas mostram o trabalho da ACPC (Associação Catarinense de Apoio às Pessoas Portadoras de Câncer) e do Projeto Resgate, que auxilia crianças e adolescentes a conseguirem bolsas de estudo em escolas particulares.
“Foi uma experiência engrandecedora, que nos trouxe uma vivência importante, capaz de nos emocionar e transformar”, relatam as autoras nas considerações finais do trabalho orientado pela professora Luíza Martin.
As professoras Maiara Maduro e Marília Moraes avaliaram o projeto. Ambas elogiaram a proposta e o resultado final e sugeriram acrescentar algumas informações por meio de legendas ou infográficos. “Vocês souberam encadear muito bem as falas das fontes”, elogiou a professora Maiara. A dupla obteve nota 9,5.
Por outro ângulo
Na segunda apresentação da noite de segunda-feira, a acadêmica Luana Borba Jakubovski falou sobre seu projeto “Quem construiu Joinville”, um programa sobre a antiga Colônia Dona Francisca pelo olhar da comunidade negra. Ela contou que a ideia nasceu em uma aula de História, quando visitou o Cemitério dos Imigrantes. Luana contou com a orientação da professora Luíza Martin.
As professoras Maria Elisa Máximo e Maiara Maduro avaliaram o trabalho e elogiaram a iniciativa de trazer uma temática geralmente invisibilizada pela mídia. As professoras também fizeram sugestões de melhorias. O projeto foi aprovado com nota 8,5.