Podcast Operários da Arte coloca em prática o jornalismo cultural
Sim, os podcasts conquistaram os ouvidos e os corações dos brasileiros. Segundo pesquisa do Ibope, o país ocupa o quinto lugar na produção desse formato de informação e a audiência só cresce. Apaixonados por arte, os estudantes Kevin Banruque e Larissa Vasconcelos desenvolveram, como projeto experimental, um podcast cultural. Operários da Arte mescla os gêneros documental e entrevista para tornar o conhecimento sobre arte mais acessível à população.
Os episódios variam de 15 a 35 minutos, os mais longos ocorrem quando há entrevistados. Para divulgar o material, a dupla criou um perfil no Instagram. O primeiro episódio fala sobre a Semana de Arte Moderna, que completou seu centenário em 2022. A origem, os detalhes de cada dia do evento e os desdobramentos desse acontecimento tão importante para a cultura no Brasil são apresentados de modo documental.
O segundo e o quarto episódios trazem entrevistados: Edson Machado, artista e curador reconhecido no cenário catarinense, e os Irmãos Feitosa, referências na arte do grafite. O terceiro episódio aborda a carreira e legado de uma das artistas mais importantes da América Latina, Tarsila do Amaral.
“A pesquisa em arquivos históricos e em jornais foi essencial para conseguir fatos que são pouco conhecidos, como, por exemplo, acessar a edição da Folha de S. Paulo, publicada no dia da morte de Tarsila do Amaral. Com isso, foi possível comentarmos com mais detalhes como foram os últimos anos de vida da artista”, explica Larissa.
A dupla conta que o curso de Jornalismo ampliou o conhecimento de ambos sobre arte, sobretudo com as disciplinas de Fotojornalismo e Arte Contemporânea. “A história da arte e a arte contemporânea brasileira são ricas e influentes, mas nem todos têm conhecimento acerca do assunto. Existem poucos produtos acessíveis para aprender, por isso optamos por um podcast”, destaca Banruque.
As professoras Maria Elisa Máximo e Patrícia Villar participaram da banca avaliadora. Elas teceram elogios à iniciativa e aos resultados alcançados, fizeram algumas sugestões e destacaram a relevância do trabalho para o atual momento brasileiro. Também incentivaram a continuidade do podcast. O projeto, que contou com a orientação do professor Matheus Simões Mello, foi aprovado com nota dez.