Enfermagem da Faculdade Ielusc realiza capacitação para Hospital Bethesda
O curso de Enfermagem da Faculdade Ielusc desenvolve capacitação de profissionais do hospital Bethesda. O projeto trata sobre a Sistematização da Assistência de Enfermagem, que é um instrumento de trabalho usado para organizar, avaliar, prescrever e planejar cada cuidado com os pacientes. A capacitação começou no dia 5 de outubro e contará com mais quatro encontros mensais.
“Para podermos fazer a Sistematização da Assistência de Enfermagem é necessário ter conhecimento acadêmico e é isso que estamos tentando fazer”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem, Beatriz Schumacher. Segundo ela, os hospitais precisam do apoio da academia. “Chamamos isso de projeto docente assistencial, a gente ajuda os profissionais e eles nos ajudam”, afirma. Para Beatriz, é importante ter uma articulação entre teoria e prática, pois uma complementa a outra.
Uma das tarefas desse projeto é criar um instrumento específico e prático para os cuidados com os idosos, principal público-alvo atendido pelo hospital Bethesda. Por conta da idade avançada, pessoas idosas necessitam de cuidados específicos. Participam do projeto professores e alunos da décima fase do curso de Enfermagem e as enfermeiras do hospital.
Outros projetos semelhantes foram desenvolvidos no Hospital São José e no Hospital Infantil. Também houve a realização da Semana de Enfermagem do Hospital Bethesda, organizada por algumas professoras da Faculdade Ielusc.