Estudantes usam criatividade para alertar sobre importância dos Direitos Humanos
Faltando três dia para o segundo turno das eleições, os cursos de comunicação da Faculdade Ielusc realizaram ações para evidenciar os Direitos Humanos. O coordenador do curso de Jornalismo, Silvio Melatti, teve a ideia de espalhar cartazes em folhas A3 contendo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, porém os cartazes não chamaram a atenção das pessoas. Então, buscou ajuda da Agência Experimental de Publicidade (AEP), do curso de Publicidade e Propaganda, para criar algo mais atrativo. Assim surgiu a ideia de colar os direitos humanos em uma das escadarias da faculdade e, no final do percurso, a frase: “você já pisou e nem percebeu!”, além de um QR Code com um vídeo explicando o que são os direitos humanos e como surgiram. Confira clicando aqui
O formato em que as folhas foram dispostas forma uma cruz, simbolizando a morte dos direitos humanos quando estes são violados. “Diante do quadro político do país, em que existe uma clara divisão e disputa, não só politica, mas onde a democracia está em jogo, sempre falo sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos”, conta Melatti. Segundo o coordenador, algumas pessoas criticam esses direitos fundamentais, argumentando que servem apenas para defender os bandidos ou que é algo de comunistas. “Então eu digo: leia o documento, por o exemplo o artigo dezessete, onde está escrito que ‘todo homem tem direito à propriedade’. Se fosse um documento comunista, a propriedade não seria defendida”, explica.
“Como eu faço para não pisar em cima dos direitos humanos?”, pergunta a professora Valdete Daufemback ao passar pelas escadas. Ela, outros professores e alunos foram surpreendidos pela ação ao subirem os degraus que levam ao primeiro andar da Faculdade. “É uma reflexão muito criativa, impossível não perceber”, elogiou Valdete. Para a estudante da quarta fase de jornalismo Thalita Pires, a colagem dos direitos humanos na escada foi uma maneira interessante de chamar a atenção das pessoas.