Nosso Quintal destaca 20 anos da Revi
Durante a quarta edição do Jornalismo Muda o Mundo, na noite de ontem, o quadro Nosso Quintal, que destaca trabalhos de relevância para a sociedade e para os acadêmicos, lembrou os 20 anos de existência da Revi. A professora Marília Crispi de Moraes, que atualmente coordena esse projeto de extensão, enfatizou o caráter pioneiro da iniciativa, pois se trata do primeiro veículo de comunicação de Joinville planejado e criado totalmente para o ambiente digital.
Conforme Marília, em 1998, quando a Revi foi criada, o jornal A Notícia apenas transpunha o mesmo conteúdo da versão impressa para a online e, entre os cursos superiores de Jornalismo de Santa Catarina, apenas a UFSC possuía projeto semelhante, iniciado no mesmo ano. “A Revi sempre foi um espaço de experimentações e é fruto de muitos professores e estudantes que ajudaram a construir essa história”, destacou.
Em duas décadas de existência, a Revi realizou reportagens investigativas, cobertura de eventos e de eleições, reportagem em quadrinhos, fotorreportagens e muitas entrevistas, inclusive com celebridades do mundo artístico, como os escritores Moacyr Scliar e Carlos Heitor Cony, Arnaldo Antunes, Julia Lemmertz, Lázaro Ramos, entre outros. “Mas o que mais gostamos é de contar histórias de pessoas até então anônimas, sempre com um olhar humanista”, comentou a coordenadora. Ela destacou trabalhos que marcaram a trajetória da Revi, a exemplo do webdocumentário “O CEI que abraçou o mangue”, desenvolvido sob a coordenação da professora Amanda Miranda, que também comandou a elaboração da política editorial do veículo.
As estudantes Maria Luíza Parisotto e Helena Bosse, que já aturam na Revi, falaram sobre sua experiência. “Várias pautas marcaram a minha vida, como mergulhar no mundo dos Festival de Dança ou cobrir as eleições, coisa que eu achava que só repórteres muito experientes eram capazes de fazer”, revelou Maria Luíza. Helena também destacou algumas de suas reportagens preferidas e disse que a passagem pela Revi deu-lhe mais preparo para ingressar no mercado de trabalho. Quando saiu da Revi, Helena passou a trabalhar numa emissora de televisão e, atualmente, numa assessoria de comunicação.
Novo site
Para marcar seus 20 anos, a Revi terá um novo site, totalmente remodelado. Também ganha nova marca, elaborada pelo egresso Eduardo Guedin, que já havia trabalhado na reformulação anterior, em 2013. A professora Kérley Winques, o publicitário Caio Steffen e alunos do último ano do curso de Jornalismo trabalharam na concepção do novo layout e programação do site. Nos próximos dias, os leitores da Revi terão acesso às novidades.