SIC: Jornalista relata experiências na BBC Brasil
A primeira noite da Semana Integrada de Comunicação (SIC) da Faculdade Ielusc teve como palestrante o jornalista e editor executivo da BBC News Brasil, Caio Quero, que falou sobre a sua experiência profissional e sobre a redação da BBC. Alunos do curso de Jornalismo abordaram o processo de produção do webdocumentário “O CEI que Abraçou o Mangue” e da edição especial do jornal Primeira Pauta sobre a greve dos caminhoneiros.
Durante a palestra, Caio Quero falou sobre a história da BBC, explicou as mudanças e como o veículo se tornou público, custeado por tributo pago pela população inglesa. “ Isso garante à BBC uma independência editorial que a torna um pouco diferente dos outros serviços públicos de radiodifusão, ela não é uma empresa estatal, e sim uma empresa pública”, comentou.
O convidado também relatou como foi apurada a reportagem “As silenciosas mortes de brasileiros soterrados em armazéns de grãos”, que alcançou mais de 800 mil visualizações. Segundo o jornalista, a parte mais complicada foi encontrar os personagens, devido ao sofrimento das famílias. A apuração levou três semanas, devido à quantidade de dados exclusivos fornecidos na matéria. “Essas são pautas especiais, mas, em média, um repórter da BBC faz de duas a três pautas por semana”, afirma. De acordo com Caio, 60% da produção da BBC não é material original, e sim de outros jornalistas que estão ao redor do mundo.