Futuros publicitários destacam criatividade e inovação em seus artigos
Trabalhos de conclusão de curso de Publicidade e Propaganda foram apresentados ao público na noite de ontem, na sala C27. Criatividade e inovação foram os principais temas dessa sessão. A professora Maria Elisa Máximo foi a mediadora e os professores João Luis Abrantes Bertoli e Gislayne Aguiar compuseram a banca avaliadora. As apresentações integraram a programação da SIC (Semana Integrada de Comunicação).
Elaine Cristina Constancio abordou o crowdfunding como instrumento da economia colaborativa e seu uso para a criação de jogos, analisando dois exemplos, um caso brasileiro e outro japonês. A acadêmica abordou a cultura participativa e inteligência coletiva. O artigo foi avaliado pela professora Lívia Vieira, que não pode estar presente, mas foi representada pela professora Maria Elisa. Lívia fez algumas observações sobre a parte metodológica e recomendou publicação. “Foi bem estruturado e cumpre os requisitos de um TCC, com um tema bastante relevante”, afirmou no parecer.
Na sequência, a acadêmica Fabíula Quézia Ribeiro Rodrigues apresentou o artigo “O desafio de engajar e motivar para o voluntariado em ações sociais de instituições religiosas”. O problema de pesquisa baseou-se na dificuldade enfrentada por instituições religiosas para manter os voluntários engajados e motivados nos projetos sociais. A aluna abordou as ferramentas de Marketing 3.0 e o Endomarketing. “São ferramentas corporativas que podem ser convertidas para as instituições religiosas uma vez que elas se organizam como uma corporação, com uma hierarquia e organização”, comparou Fabíula.
A terceira apresentação foi da aluna Ana Carolina França Neves, com o tema “Percepção da cultura cosplay em Joinville: um estudo sobre a manifestação das práticas culturais”. Ela descreveu o cenário local, mapeou os locais onde essa cultura se manifesta, os principais agentes e influenciadores e algumas motivações e significados. “Fazer um trabalho etnográfico não é só fazer um trabalho de campo, mas é refletir sobre o processo de trabalho de campo e você fez isso muito bem no seu artigo”, avaliou a professora Maria Elisa.
Analisar como os influenciadores digitais estão impactando a publicidade foi o objetivo da estudante Ana Paula Aguiar em seu artigo “Influenciadores digitais: uma análise sobre as métricas de alcance da influenciadora Suelen Santos”. Ela entrevistou a youtuber catarinense. “Hoje em dia as empresas não se preocupam somente com número de seguidores em suas redes sociais, mas sim com a qualidade de relacionamento que o influenciador tem sobre a sua audiência”, afirmou.
Gabriela Faccio com o tema “Qual o futuro dos espaços de coworking? As mudanças no modelo de espaço colaborativo”, analisou as práticas da economia colaborativa. Ela também investigou os fatores contribuintes para o surgimento dos espaços colaborativos e quais desses fatores vão motivar o surgimento de novos espaços, bem como mapear as tendências que vão impactar nesse modelo de negócio.
A professora Maria Elisa gostou muito do trabalho da acadêmica. “Um artigo muito bem estruturado, dentro dos modelos de artigos científicos, um tema muito interessante”, elogiou.
O último trabalho apresentado na sessão foi “Desafios do marketing social na contemporaneidade: uma análise das estratégias e atuações das marcas”, da acadêmica Tatiane de Freitas Cohen. Ela abordou as especificidades e os desafios do marketing social. Com a análise de dois cases, Tatiane demonstrou como empresas conseguiram reverter situações de imagem negativa e ganhar novos consumidores. Para a futura publicitária, o marketing social é também uma boa estratégia para gerenciamento de crise.
A professora Gislaine Aguiar avaliou o projeto e elogiou a importância desse tema para as organizações e o crescimento dos alunos para a responsabilidade social. “É muito bom quando um aluno vê na possibilidade de seu trabalho a inclusão social e como isso pode ser utilizado pelo negócio de uma forma responsável”.
Maria Elisa encerrou a sessão de apresentações agradecendo o empenho dos alunos e enaltecendo a qualidade dos temas que serão de grande importância para comunidade acadêmica. Todos os artigos foram bem avaliados e recomendados para publicação pelos avaliadores.