Pesquisas de Publicidade e Propaganda analisam novas tendências de consumo
Por Liandra Tank
A segunda sessão da defesa de artigos da Semana Integrada de Comunicação (SIC) de Publicidade e Propaganda da Faculdade Ielusc contou com sete apresentações. Os acadêmicos da oitava fase tiveram dez minutos para expor a metodologia, objetivos e resultados alcançados.
A estudante Nicole Braga Nicolack iniciou as apresentações com o tema “Marcas contra o preconceito: posicionamento e engajamento nas redes sociais”, com orientação da professora Eliane Gariani. O objetivo da pesquisa foi examinar a diferença no engajamento de marcas do mesmo segmento que se posicionam contra preconceitos e aquelas que optam por outras estratégias. Nicole também pesquisou, com 240 pessoas, se a estratégia de posicionamento social é válida, comparando as percepções de consumidores de diferentes idades.
Paola Rodrigues, professora que fez as considerações ao artigo, parabenizou Nicole por abordar um tema atual. Ela avaliou positivamente a revisão teórica desenvolvida pela acadêmica e os métodos de pesquisa.
O segundo artigo apresentado, “Os arquétipos no audiovisual: a construção de personagens na ficção seriada”, foi apresentado por Jéssica Silva Berni e orientado por Beatriz Cavenaghi. Jéssica estudou a cultura das séries, analisando a sitcom americana How I Met Your Mother (Como eu conheci sua mãe), que conta como um arquiteto conheceu a mãe de seus filhos. O objetivo foi compreender como a construção de arquétipos nos personagens coadjuvantes contribui e influencia para que o herói se torne o centro das atenções em narrativas seriadas.
As considerações ao estudo desenvolvido por Jéssica foram feitas pela professora Danielle Antunes, que elogiou a escrita do artigo. Uma sugestão foi para que a estudante colocasse o objeto de análise mais claramente no título.
Em “Marketing Orientação às Micro e Pequenas Empresas: uma análise das dificuldades do empreendedor em Joinville”, Amanda Alves, orientada por Henrique Arins, fez uma pesquisa exploratória e entrevistas com um gestor do Sebrae e com empreendedores da cidade. Amanda concluiu que o segmento de pequenas empresas está crescendo em Joinville, mas que existem dificuldades relacionadas à gestão dos negócios, com carência na área financeira.
A acadêmica Ana Paula de Souza estudou “Como o merchandising aplicado nos brechós pode estimular consumo consciente em Joinville”, com a orientação de Gislayne Scheidemann. O problema encontrado pela estudante é a estrutura dos brechós físicos, pois a maioria não oferece produtos pré-selecionados e dispostos de maneira correta. Ana observou cinco aspectos das lojas para investigar como podem influenciar na venda e tornar o ambiente mais atrativo. A professora Danielle gostou da ideia de enxergar os brechós como forma de economia e não apenas como consumo consciente.
O quinto artigo apresentado, “Influenciadores digitais: do anonimato à profissionalização”, foi desenvolvido por Letícia Paula Voigt e orientado por Lívia Vieira. O objetivo do trabalho foi identificar e analisar o momento atual do mercado de influência para identificar tendências e entender a maneira como as empresas estão incorporando essa estratégia.
A acadêmica Gabriela Vargas Ferreira desenvolveu um artigo sobre “A representatividade do cabelo crespo na publicidade” e foi orientada por Valdete Daufemback. O objetivo do estudo foi analisar se as mulheres com cabelo cacheado se sentem representadas nos anúncios de produtos capilares. A pesquisa realizada pela estudante teve 62 respondentes, dos quais 21 afirmaram não se sentir representadas pelas campanhas publicitárias.
Danielle elogiou o texto, com resumo e introdução bem estruturados. Além disso, considerou que o trabalho retrata bem a questão histórica e o cabelo como signo e símbolo de luta. A única ressalva da professora foi a falta do questionário no trabalho.
O último tema da noite, “Influenciadores Digitais: relevância como endossante da marca”, foi apresentado por Amanda Maurílio Rodrigues e orientado por Lívia Vieira. O objetivo do trabalho foi de investigar como os influenciadores digitais estão sendo utilizados como endossantes de marca a partir de pesquisas e dados. A acadêmica analisou o uso de influenciadores digitais na reforma do ensino médio, pelo MEC, e na divulgação da marca Karsten.