Segunda noite da SIC destaca apresentações de TCCs
A segunda noite da SIC, Semana Integrada de Comunicação, foi marcada pelas bancas avaliadoras dos artigos dos alunos da oitava fase de Publicidade e Propaganda. As apresentações foram divididas em quatro sessões simultâneas abertas ao público. Na sessão 1, coordenada pela professora Patricia Villar, os alunos falaram sobre marketing, questões de gênero, empreendedorismo, entre outros temas.
A acadêmica Ana Rosa Montagnoli abordou a construção das narrativas do filme “Up, Altas Aventuras” por meio do paradigma da Jornada do Herói. Ela utilizou os 12 critérios de análise descritos pela teoria para analisar o início do filme.
Robson Sochodolosch abordou o cosplay como forma de combater doenças como a depressão. “As pessoas que fazem cosplay costumam dizer que sentem como se tivessem outra vida, e assim esquecem os problemas da vida real”, constatou.
Alexandre Radun falou sobre a comunicação do mercado geek, destacando o evento Comic Con e o mercado brasileiro de eventos. Segundo ele, em 2017, esse segmento gerou renda de cerca de 209,2 bilhões de reais no Brasil.
O artigo de Jeane Correa tratou sobre a importância da segmentação de mercado como estratégia de marketing, enquanto Larissa Niehues abordou a importância do planejamento estratégico na hora de abrir um novo negócio. De acordo com a acadêmica, a cada 100 brasileiros com idade entre 18 e 64 anos, 36 são empreendedores de micro e pequenas e empresas.
Identidade de gênero na publicidade e como o mercado lida com a representatividade e a visibilidade das minorias foi o tema da pesquisa de Natalie Valtl de Mello. Ela analisou dois casos de campanhas de marcas mundiais que se propuseram a dar visibilidade a esses grupos e destacou os pontos positivos e negativos de ambas. Por fim ressaltou a importância de que as minorias só terão voz no dia em que elas próprias puderem criar as campanhas em que estão inseridas.