Semana Acadêmica de Nutrição alerta para importância da alimentação saudável
Por Jéssica Ramiro Pereira
O impacto dos agrotóxicos na saúde humana foi um dos principais temas discutidos na noite de abertura da 14ª Semana Acadêmica e 4ª Semana Científica de Nutrição, na unidade Saguaçu da Faculdade Ielusc. O evento começou ontem e prossegue até sexta-feira.
O engenheiro agrônomo Marcos José de Abreu, o “Markito”, destacou, em sua palestra, a importância de conhecer a origem dos alimentos que são consumidos. Ele também falou sobre o direito à alimentação, previsto na Constituição Federal. “O alimento não deveria ser um produto, mas sim um direito de todos”, destacou. “O modelo de agricultura atual não serve para matar a fome, só serve para balancear a economia global.”
Markito também salientou o uso indiscriminado de inseticidas e pesticidas nas plantações de milho e soja, que são os principais ingredientes dos produtos industrializados consumidos pela população mundial. “Cada vez mais jovens usam medicamentos controlados para doenças mentais porque elas têm uma relação direta com o impacto dos agrotóxicos nos nossos neurotransmissores”, disse. “Santa Catarina é o estado que mais tem casos de câncer causados por veneno de plantações, os agricultores familiares aqui têm 13 vezes mais chance de ter câncer porque não se protegem como deveriam”. Para o palestrante, esse problema afeta toda a economia mundial, principalmente os gastos com a saúde pública.
O agrônomo acredita em um novo modelo de agricultura, com alimentos orgânicos e 100% livres de agrotóxicos. “Mas para isso é preciso que os preços sejam mais acessíveis, para que todo mundo tenha acesso a esses alimentos, já que esse é um direito humano”, defendeu.
Além da palestra, o evento também contou com uma apresentação do Coral do Bom Jesus/Ielusc e com a exposição de trabalhos finais de alguns egressos do curso de Nutrição. Agricultores também estiveram presentes na instituição vendendo produtos orgânicos.
O evento continua hoje e amanhã, a partir das 19 horas, no auditório da unidade Saguaçu da Faculdade Ielusc. Oficinas e apresentações de pesquisas também estão na programação.
A coordenadora do Curso de Nutrição, Marilyn Gonçalves Ferreira Kuntz, Doutora em Ciências dos Alimentos, falou sobre sustentabilidade alimentar em entrevista à jornalista Naiara Larsen, da Rádio Joinville Cultural: