Festa das Flores terá 4,5 mil orquídeas
No dia 13 de novembro começa a 80ª edição da Festa das Flores, no Complexo Expoville, a partir das 14 horas. O principal atrativo do evento são as orquídeas e a exposição deste ano conta com 4,5 mil exemplares. Entre as atrações estão as oficinas de cultivo, concurso de jardins, mercado de plantas, feira multissetorial e o tradicional concurso para escolha da próxima Rainha. Com o tema “O maravilhoso mundo das flores – 80ª anos de história”, a festa vai até o dia 18. Os ingressos custam R$ 10,00 (inteiro) e R$ 5,00 (meia entrada). No primeiro dia o acesso é gratuito.
O arquiteto Silvio Parucker trabalha no projeto arquitetônico da Festa das Flores. A Serra do Mar e a Cascata do Piraí são a inspiração para a exposição deste ano. De acordo com Parucker, seu objetivo é acentuar a expectativa e a surpresa de se passear em um jardim quase perfeito, para que cada morador de Joinville possa ter uma paixão ainda maior pelas flores.
Este ano a Festa das Flores ganha status de evento nacional, segundo Raulino Esbiteskoski, secretário da Cultura e Turismo de Joinville. O ministro do turismo, Vinicius Lummertz, será o patrono do evento. O Bolshoi fará parte da abertura. “Nós temos certeza que a festa dos 80 anos ficará marcada na história de Joinville”, comentou o secretário.
Segundo o presidente da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO), James Hasselmann, a Festa das Flores de Joinville é a mais antiga do gênero de que se tem notícia no Brasil, além de não existir outra com a mesma quantidade de espécies. “A cada ano a exposição traz algo a mais e a cada ano a festa quer trazer a família joinvilense e as pessoas que vêm de fora”, disse James. É necessário um grande comprometimento da equipe para a realização da festa, porque as orquídeas, atração principal, levam o ano todo para serem cultivadas.
Rainha da Festa das Flores, Larissa Baechtold, destaca importância do evento para o turismo: