Projeto Além do Job une acadêmicos de Jornalismo e Publicidade
Os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo da Faculdade Ielusc estão trabalhando juntos no projeto “Além do Job”. O site, lançado no dia 9 de outubro, é produzido pelos futuros publicitários, com orientação da professora Lívia Vieira.
Destinado a todos que “vivem e respiram publicidade”, o site traz conteúdos sobre atendimento, criação, empreendedorismo, planejamento, audiovisual, entre outros.
Combater a propagação de fake news em época de eleições também se tornou um dos objetivos da iniciativa, por sugestão dos coordenadores dos dois cursos, Vinícios Neves e Silvio Melatti. A websérie “Em 2 Minutos”, apresentada pelos acadêmicos de Jornalismo Nathan Farias e Annabel Machado, desmente os boatos. O objetivo é produzir vídeos curtos e bem explicativos, que possam ser compartilhados no WhatsApp, onde há a maior propagação de notícias falsas. A parte criativa (design e ilustrações) é tarefa dos alunos de Publicidade. “Por mais que existam grandes diferenças entre os dois cursos, é bom e interessante trabalhar em conjunto, pois um curso complementa o outro neste projeto”, disse a professora Lívia Vieira, doutora em Jornalismo.
Dois episódios já foram lançados: “Como descobrir fake news” e “A Crise na Venezuela”. Os roteiros são produzidos a partir de curadorias, com citação dos sites consultados.
O Além do job também conta com o podcast “Papo de Galo”, apresentado pelos acadêmicos de Publicidade Carlos Castro e Gabriel Farias. Na primeira edição o convidado foi o Coordenador Artístico da Rádio Jovem Pan Joinville, Ricardo Marchiori, que falou sobre o mercado publicitário. No segundo programa, a professora Monique Oltramari falou sobre a importância da área de atendimento.