Jovens empreendedores conquistam mercado
Segundo o Sebrae, 15,7 milhões de jovens estão levantando informações para ter um negócio ou já têm empresa com até 3 anos e meio de atividade. Em 2017, do total de empreendedores em fase inicial no país, a participação de pessoas com idade entre 18 e 34 anos cresceu de 50% para 57%, de acordo com o relatório executivo Global Entrepreneurship (GEM), do Sebrae/IBQP. O mesmo estudo aponta que 30,5% dos brasileiros na faixa etária de 25 a 34 anos estão tentando criar um negócio ou já administram um empreendimento com até três anos e meio de funcionamento. Na Faculdade Ielusc há alguns exemplos de jovens empreendedores, como Lucas Ettel e Henrique Pereira, ambos estudantes de Publicidade e Propaganda.
Lucas já está na terceira coleção de roupas, a Smile. Tudo começou ano passado, na aula de Empreendedorismo. As peças são voltadas para o Streetwear, são todas criadas a partir de um conceito. Sua primeira coleção, a First Step (Primeiro Passo), tem como símbolo uma bandeira sinalizando o que um de seus professores ensinou: “toda marca tenta levantar uma bandeira”.
“O design é tudo ideia minha”, explicou Lucas. Cada coleção tem cerca de 40 peças. No início, Lucas chegou a pensar que somente alguns amigos e os estudantes do Ielusc iriam se interessar, mas algumas camisas foram vendidas para pessoas de Curitiba, Florianópolis e até Estados Unidos, tudo pelo Instagram (@collection_lep). “A confecção é terceirizada, mas estou cada vez trazendo mais para mim, comecei um curso de corte e costura para aprender a fazer tanto por questão de qualidade, quanto por obrigação da minha parte de entender um pouco mais do assunto”, justifica.
Atualmente, Lucas é estagiário em Marketing no grupo Hipermais. As coleções geram um ganho médio de mil reais, que ele utiliza para investir na próxima. “Eu quero que se transforme em um negócio, que eu possa viver disso”, conta. Para ele, a relação entre o curso de Propaganda e Publicidade e a criação dos produtos até a venda é muito forte.
Henrique Pereira teve a oportunidade de montar seu negócio a partir do trabalho que estava fazendo para um primo. Dentro do espaço Jone, no Glória, surgiu a oportunidade de abrir o Glorioso Sabor, pois o local precisava de uma opção de alimentação doce para os clientes. Junto com a sua sócia e namorada Suelen Diba, decidiu fazer churros gourmet, Espanhol e Clássico. Recentemente incluíram açaí.
“Eu sempre me interessei por empreender, há dois anos decidi entrar no ramo de tabaco, abri uma tabacaria com entrega 24 horas para toda Joinville e empréstimo de Narguilé”, contou Henrique. Acabou encerrando o projeto porque queria algo que tivesse uma possibilidade de expansão para fora da cidade, por meio de franquias. Percebeu que precisaria de muito capital para o investimento e o retorno seria baixo. Tanto a tabacaria quanto a empresa atual tiveram registro formal, com CNPJ e registro estadual.
O primeiro mês do novo empreendimento foi o mais difícil, com faturamento de R$ 2.800 reais, mas hoje Henrique pode se manter apenas com a Glorioso Sabor. Suelen também trabalha em uma empresa de contabilidade. À noite, uma funcionária cuida das vendas. “Muita coisa que eu aprendo na faculdade tento levar para o negócio, na parte de marketing e planejamento”, explica.
Programas orientam quem deseja empreender
O Sebrae dispõe de alguns programas específicos para os jovens empreendedores, como o Empretec, voltado para quem deseja empreender ou a quem possui negócio em andamento, além de gestores e líderes de empresas que desejam desenvolver competências empreendedoras.
O coordenador regional (Norte) do Sebrae, Jaime Dias Júnior, também cita o Jovens Empreendedores, destinado a estudantes do Ensino Médio. “O curso incentiva comportamentos empreendedores”, afirma. O objetivo é estimular o protagonismo juvenil e a iniciativa futura na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio de uma postura empreendedora ou da criação de negócios próprios.
Dicas do Sebrae para os novos empreendedores
COMO?
o Principais Parcerias (fornecedores, por exemplo);
o Atividades Principais da empresa;
o Recursos Principais (o que é necessário para colocar as atividades em prática).
O QUÊ?
o Proposta de Valor (o Core Business da empresa, o que ela vai “entregar” para o público-alvo e comunidade onde está inserida)
PARA QUEM?
o Relacionamento com clientes (como conquistar, manter, expandir o mercado);
o Canais de Vendas/Distribuição (onde e como vender e divulgar o negócio);
o Segmentos de clientes (para quem esta criando valor; foco no tipo de cliente por localização, faixa etária, renda, perfil de consumo, etc).
QUANTO?
o Estrutura de Custos (quais deverão ser os custos mensais);
o Fontes de Recursos (de onde vem o faturamento da empresa).