Ajote recebe Encontro de Teatro Estudantil
Até o dia 18 de novembro o Encontro de Teatro Estudantil (ETE) conta com apresentações de 19 espetáculos no Galpão de Teatro Ajote, localizado na Rua XV de Novembro, 1383, América. A classificação indicativa varia de acordo com o conteúdo de cada peça
O evento tem como objetivo mostrar os trabalhos dos estudantes que participam de oficinas teatrais em escolas, associações de moradores e oficinas teatrais, promovendo a discussão e reflexão sobre as peças. Um dos espetáculos foi Barrela, escrita por Plínio Marcos em 1958 e apresentado em forma de leitura encenada pelos alunos do curso técnico integrado em eletroeletrônica do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).
“Os alunos apresentam uma leitura ensaiada, assim eles conseguem trabalhar a interpretação, sem a obrigatoriedade de saber o texto decorado”, conta a professora Luciana Cesconetto. A escolha do tema é feita pelos alunos, como Luís Gustavo Hang que gostou do texto por mostrar uma parte da população esquecida pela sociedade. “Mesmo que essas pessoas tenham cometido crimes e estejam em cárcere privado, elas têm uma condição de vida muitas vezes negligenciada, então vemos as conversas, o jeito que eles vivem”, explica. Segundo ele, o teatro mostrou por muito tempo aquilo que a população desejava, porém peças como Barrela mostram também os problemas sociais que, muitas vezes, são ocultados na vida real. “Os atores quebram essa barreira do teatro clássico e pegam essa parte que ninguém quer enxergar, colocando-a no palco”.