UOL Tab é objeto de estudo sobre convergência de mídia
Por Letícia Demori
O Portal UOL Tab foi o “queridinho” de monografias apresentadas nesta quarta-feira (12). Com o objetivo de compreender como a narrativa jornalística convergente é desenvolvida, a plataforma foi estudada pela acadêmica Anna Carolina Vavassori, sob orientação do professor Sandro Galarça.
Durante o período de desenvolvimento da monografia, Anna fez uma revisão da literatura e utilizou estudo de caso para chegar aos resultados. Ela analisou as 171 reportagens do portal, publicadas de 13 de outubro de 2014 a 10 de setembro de 2018 e, depois, escolheu 15 para se aprofundar nas categorias: linguagem, narrativa, imersão e experiência. Em sua apresentação, destacou a interatividade das reportagens.
Kérley Winques, uma das professoras avaliadoras, elogiou a pesquisa classificando-a como “um trabalho de fôlego”. Ela parabenizou a apresentação e a escrita da estudante e também fez considerações sobre as palavras-chave escolhidas e os conceitos de hipermídia e transmídia.
A doutora Lívia Vieira, que também fez parte da banca, reforçou os elogios da professora Kérley, mas considerou que a acadêmica deveria ter explorado mais a questão dos hiperlinks e os lados negativos do UOL Tab, por ser uma plataforma que já está no mercado há algum tempo. A professora também falou sobre o conceito de imersão utilizado por Vavassori que, segundo ela, ainda é frágil. A jornalista foi aprovada com 9,5.