Monografia aborda representação feminina na Disney
O entusiasmo da acadêmica Camila de Melo Freitas por historias de princesas manifestou-se em sua monografia. Ela apresentou o trabalho com o tema “A representação feminina no filme Moana – Um mar de aventuras”, orientada pelo professor Sandro Galarça. Na banca avaliadora estavam as professoras Solange Engelmann e Beatriz Cavenaghi.
Camila fez uma narrativa do filme e analisou as personagens femininas de “Moana”. Partiu da hipótese de que a protagonista representa uma quebra nos estereótipos das princesas da Disney, já que Moana mostra ser uma personagem independente e empoderada, e não submissa.
Simone de Beauvoir serviu de base teórica para analisar todas as fases de vida da mulher no filme: a infância, a juventude, a fase adulta e de idosa. Para isso, ela usou as três personagens mulheres do filme: Moana, a mãe e a vó.
A banca sugeriu que Camila faça uma revisão no trabalho teórico, mas elogiou a escolha do tema. A professora
Solange gostou da temática envolvendo a Disney e as princesas, mas disse que a acadêmica poderia ter explorado mais a questão do feminismo. A professora Beatriz apontou alguns pontos a serem aprofundados na reflexão. Camila foi aprovada com nota 7,5.