Pesquisa aborda Telejornais de Joinville
Por Bruna Schenekemberg
Neste semestre a única monografia que abordou o telejornalismo foi a de Alexander Lúcio dos Santos, orientado pela professora Beatriz Cavenaghi, com o tema “A configuração do telespectador discursivo no telejornalismo joinvilense”. Ele analisou dois programas da região, Balanço Geral (RIC) e Jornal do Almoço (NSC).
O objetivo foi identificar com que tipo de telespectador esses telejornais se comunicam, mais especificamente como se configura o telespectador discursivamente. Alexander elencou três tipos de telespectador: o real – que aparece nas pesquisas, embora não se saiba sua opinião sobre o que assiste; o presumido – aquele que está presente na imaginação dos produtores; e o discursivo, que se manifesta na forma como o conteúdo é veiculado. A análise enfatizou o telespectador discursivo. “Pode-se dizer que esse telespectador é o resultado do presumido, ou seja, os produtores presumem uma audiência, planejando pautas e conteúdos, porém acabam, muitas vezes, atingindo outra”, explicou.
Na observação dos jornais, Alexander utilizou a perspectiva semiótica, estrutural e de comportamento dos apresentadores. O Balanço Geral tenta ser mais interativo, “amigo do telespectador” enquanto o Jornal do Amoço é mais conservador. Com mais tempo de duração, o Balanço Geral apresentam mais diversidade de conteúdo, mas utiliza parte do espaço com publicidade de produtos e serviços misturada à informação, além de jogos com premiação em dinheiro para o telespectador.
A professora Marília Crispi de Moraes elogiou a opção de Alexander por estudar a mídia local. “A academia precisa ter esse olhar e contribuir para a própria comunidade também”, afirmou. O professor Maurício Melin também fez algumas ponderações e incentivou o estudante a prosseguir pesquisas na área. O trabalho foi aprovado com nota 9.