Influenciadores digitais contam como funciona o marketing de influência
As estudantes de Jornalismo Helena Bosse, Annabel Nascimento e Milena Costa mergulharam no universo dos influenciadores digitais para contar como funciona o marketing de influência. Em reportagem leve, que mistura texto e vídeos, elas trazem os depoimentos de Marina Orfali (ma_orfali), de São Paulo; Duda Pavão (dudapvieria), do Rio de Janeiro; além dos joinvilenses João Sampaio (flakespower) e Leticia Mueller (leticiamuellert1). Flakes Power tem um canal no Youtube sobre games com mais de três milhões de inscritos.
As repórteres também abordam o @projetosee, um perfil com dicas para empresas e criadores de conteúdo. O marketing de influência acentuou-se com a internet, mas não é um fenômeno recente. Em vídeo, Annabel mostra que desde o século XVIII esse tipo de publicidade já era utilizado. Ela relembra o caso de uma fábrica de ingredientes para panquecas que, em 1890, associou sua marca a uma ex-escrava e conseguiu ampliar as vendas.
Confira a reportagem “Os novos garotos-propaganda e o marketing de influência” na íntegra. O trabalho foi desenvolvido para a disciplina de Jornalismo Digital III, com orientação da professora Kérley Winques.
Foto capa: Marina Orfali / Arquivo pessoal reprodução Instagram